segunda-feira, 29 de março de 2010

Mergulhamos na Balsa Bravamar-X

(Mergulhador no Naufrágio Bravamar-X, Fortaleza-CE)


    Aproveitando a temporada de águas limpas que chegam ao litoral cearense mergulhamos em alguns pontos de grande interesse neste fim de semana. Destes podemos destacar o mergulho realizado na balsa Bravamar-X que afundou em setembro de 2009. 
    Apesar da boa visibilidade nos primeiros metros, no fundo não chegava a mais que 2m. Descemos por um cabo preso a um dos cabeços de amarração na proa que se mantém muito bem conservada voltada para noroeste. A balsa está deitada no fundo em posição de navegação. Por bombordo logo observamos os buracos feitos no casco pela equipe de savatagem. Alguns tambores de plástico presos por redes evidenciavam um trabalho pouco minuscioso. A popa está bem danificada.
    A vida marinha começa a povoar o novo naufrágio que já está coberto por "cracas". Pequenos peixes e lagostins já o utilizam como abrigo. 
    Segundo o vigia que a meses reside em um pequeno veleiro ancorado sobre o naufrágio, uma equipe de Pernambuco está vindo para inspecionar a embarcação e decidir sobre seu futuro. Dificilmente ela será reaproveitada. 
    Mergulhadores e pescadores esperam anciosos por este ponto!


Nome: Bravamar-X
Data: 28/08/2009
Profundidade máx.: 11m
Tipo: Balsa de Transporte
Estado: Inteiro
Dimensões aprox.: 20m x 7m x 2m
Visibilidade: 0m - 2m


Mergulhadores:
Leornardo, Luciano, Marcus, e Régis


Texto e Fotos:

3 comentários:

  1. Belo mergulho, grandes informações!
    O blog é show...
    Parabéns Davis!!

    ResponderExcluir
  2. Como faço para mergulhar em Fortaleza, estarei là do dia 17 ao dia 21 de abril.
    Sou mergulhador com certificaçao open water. Mergulhei por la uns 6 anos atràs com o pessoal do Projeto Netuno. Acho que eles nao funcionam mais. Existe alguém organizando mergulhos em Fortaleza?
    Contato?
    Obrigado pela ajuda, desde ja.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. esquecì o contato:
    gustavopgomes@hotmail.com

    ResponderExcluir