terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Fauna Marinha Cearense - A Lagosta

As principais espécies de lagostas que habitam o fundo do Mar do Ceará são a Lagosta Cabo Verde e a Lagosta Vermelha. Juntas elas são responsáveis por 75% da produção nacional. A carne da cauda da lagosta é extremamente saborosa e considerada "nobre".
A pesca destre crustáceo está em declínio. A prova disso é que a "temporada de defeso" da lagosta (época em que a pesca é proibida para a reprodução e restauração das colônias) aumentou de 3 para 8 meses nos últimos 7 anos.


Lagosta Vermelha

Nome Comum: Lagosta Vermelha, Verdadeira, Comum ou Espinhosa.

Nome Científico: Panurilus Argus

Família: Palinuridae

Tamanho Mínimo p/ Consumo: 13cm de cauda

Distribuição Geografica:
Atlântico Ocidental – Carolina do Norte até a Flórida, Bermudas, Golfo do México, América Central, Antilhas, norte da América do Sul e Brasil (Fernando de Noronha, Rocas e do Pará até São Paulo, em Sergipe são capturados ocasionalmente), Atlântico Oriental – África (Costa do Marfim).

Descrição:
Vive em recifes, entre as rochas, esponjas em crescimento ou entre coisas que lhe ofereçam proteção. Do entre-marés até 90 metros de profundidade. Espécie gregária, vivendo em grupos. Carapaça com fortes espinhos longitudinais mais ou menos regulares, espinhos supra-orbitais grandes, comprimidos e curvados para cima e para a frente. Olhos grandes e proeminentes. Antênulas quase 2/3 do comprimento do corpo, com flagelo externo mais curto e grosso do que o interno, ciliado distalmente. Segmento antenal com par de espinhos na frente. Antenas grandes e pesadas, pedúnculos com vários espinhos fortes e com pequena sub-quela na quinta pata. Abdome liso, com somitos cruzados por sulcos interrompidos no meio. Pleópodos ausentes no primeiro somito abdominal. Divisão proximal do télson com alguns fortes espinhos. Abdome com manchas ocelares amareladas.


Lagosta Cabo Verde

Nome Comum: Lagosta Cabo Verde

Nome Científico: Panulirus Laevicauda

Família: Palinuridae

Tamanho Mínimo p/ Consumo: 11cm de cauda

Distribuição Geográfica:
São encontras na área entre marés até 50m de profundidade. No Brasil são encontradas em Fernando de Noronha, Atol das Rocas e do Pará até São Paulo.

Descrição:
Vive em recifes, entre as rochas, esponjas em crescimento ou entre coisas que lhe ofereçam proteção. Espécie gregária, vivendo em grupos.



Fontes

Um comentário: