Saídas e Pontos de Mergulho


Uma Relação dos Melhores Pontos de Mergulho do Estado


Lagoa de Itarema, A 230km de Fortaleza existe um paraíso de água doce. A Lagoa do Córrego da Volta oferece águas calmas com cerca de 15m de visibilidade e 27 graus de temperatura. Podemos ver pequenos peixes e uma exuberante vegetação aquática. Troncos de palmeiras e cercas que agora estão submersas deixam o local ainda mais interessante. Existe uma estrutura no local com banheiros e restaurante. Profundidade máxima 5m. Nível "sem experiência"/básico.


Praia do Aterrinho, Fortaleza. A partir da praia existem vários recifes submersos ao lado do Espigão do "Lido" (quebramar em frente a Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema). Ambos os lados do quebramar são propícios ao mergulho. Peixes recifais, lagostas, esponjas e corais podem ser observados. A visibilidade da água nem sempre é boa e o horário da maré deve ser observado. A maré cheia normalmente oferece as melhores condições de visibilidade. Outra dica é ir cedo pela manhã, quando o vento terral ainda está fraco. Se a maré cheia acontece no início da manhã temos grandes chances de fazermos um bom mergulho. Profundidade máxima 8m. Nível Básico.


Naufrágio do Aterrinho, Fortaleza. A partir da praia do Aterrinho também é possível chegar a este ponto. Trata-se de um pequeno barco de pesca, com casco de metal e cerca de 10m de comprimento. Pode ser um mergulho bem bacana dependendo da visibilidade da água. Peixes recifais, corais e esponjas povoam o naufrágio. Profundidade 2m - 7m. Nível Básico.


Petroleiro do Acaraú, Itarema. O Petroleiro do Acaraú é um dos naufrágios mais misteriosos do Ceará. Apesar de ter sua identidade conhecida está localizado a mais de 20mn da costa e a outros 230km de Fortaleza e é considerado um dos "Everests" do mergulho brasileiro. É definitivamente um mergulho para avançados pela distância da costa, longa navegação e a presença de correntezas na superfície e no fundo. Profundidade máxima 21m. Nível Avançado.


Naufrágio dos Remédios, Uruaú. Era uma antigo navio de desembarque de tanques norte-americano, convertido em cargueiro e vendido para uma companhia brasileira afundado em 1986. Encontra-se inteiro e em posição de navegação. É comum estar  encoberto por um cardume de xilas ou sardinhas, tubarões lixa, barracudas, moréias também são facilmente avistados. Profundidade máxima 16m. Nível Básico.
Logística e Informações para a Saída




Naufrágio Ipesca, também conhecido como "Sal", Fortaleza. Pequena embarcação naufragada propositalmente por pescadores no início da década. É comum estar encoberto por um cardume de xilas. Profundidade máxima 26m. Nível Avançado.

Navio do Pécem, Praia do Pecém. Antigo cargueiro a vapor torpedeado pelo submarino alemão U-507 em 03 de janeiro de 1943 levando consigo sete de seus tripulantes, possui cerca de 120m de extensão, é difícil visitá-lo todo em um só mergulho. É um dos pontos mais ricos em vida marinha. Nele é possível observarmos lixas, arraias, tartarugas e meros, isso sem falar nos beijupirás e robalos que também são característica. Profundidade 22m - 34m. Nível Avançado.
Logística e Informações para a Saída




Pedra do Paraíso, Fortaleza, CE. Dentro dos limites do Parque Marinha, é um ponto repleto de vida marinha com grande diversidade de espécies. Lagostas, peixes-pedra, tubarões lixa são comuns. Uma grande esponja marca o lugar exato onde concentram-se os peixes. Profundidade 21m - 23m. Nível Básico/Avançado.
Logística e Informações para a Saída



Naufrágio Macau, Fortim. Navio cargueiro naufragado em 1961 é a atração aqui. Possui cerca de 100m de comprimento e atrai grande quantidade de tubarões-lixa, cardume diversos como paruns, galos e pirangicas, lagostas, tartarugas e muitas outras espécies. Sem dúvida um dos melhores mergulhos do Ceará. Profundidade 10m - 18m. Nível Básico.
Logística e Informações para a Saída




Cabeço do Arrastado, Fortaleza. Dentro dos limites do Parque Estadual Marinho da Risca do Meio. Recife plano e extenso com grande diversidade marinha, cardumes de guarajubas são vistos com frequência. Um verdadeiro aquário submerso. Profundidade Máxima 23m. Nível Básico/Avançado.
Logística e Informações para a Saída





Pedra da Risca do Meio, Fortaleza. Coração do Parque Estadual Marinho pois é o maior recife. São grande recifes cobertos por corais com mais de 800m de extensão. Grande diversidade marinha com lagostas, tubarões, arraias, cardumes de guarajuba, e outros peixes. Profundidade 25m - 27m. Nível Avançado.
Logística e Informações para a Saída




Cabeço do Balanço, Fortaleza. Outro ponto do Parque, recife plano e raso com várias concentrações de vida marinha. É comum encontrarmos um tubarão-lixa em suas carverninhas bem como cardumes, lagostas e moréias. Peixes-Morcego também são vistos. Profundidade 18m. Nível Básico.
Logística e Informações para a Saída



Canal do Uruaú, Uruaú. Localizado a cerca de 20mn da praia que dá nome a este ponto. São recifes profundos e exuberantes! Grandes peixes e arraias são o que marcam o local! Esponjas e formações interessantes tornam o mergulho fantástico! Profundidade 32-35m. Nível Avançado.
Logística e Informações para a Saída






Serra Pelada, Fortaleza. Um antigo conteiner naufragado na década de 80. Pouco resta da antiga estrutura que está parcialmente enterrada. No entanto, apesar de pequeno neste ponto podemos observar moréias, cardumes de peixe-galo, arraias e lagostas. Nível Avançado.







Naufrágio do Titanzinho, Fortaleza. Relativamente próximo da costa a visibilidade neste ponto é bastante instável. Era um pequeno barco de pesca que naufragou devido ao mau tempo e a má distribuição da carga. Está inteiro e tem aprox 10m de comprimento.  Ponto bastante rico com varíos peixes recifais, robalos, sargos, peixes-morcego e os linguados que são uma caractéristica deste local. Profundidade 18m - 20m. Nível Básico.



Açude Castanhão, Jaguaribara. No sertão do Ceará existe um oásis e ele se chama Castanhão. É o açude que abastece grande parte do Estado e foi criado em 2003 para essa finalidade. Hoje o açude possui visibilidade agradável e diversos locais apropriados para mergulho com destaque às casas submersas que ainda resistem sob as águas. Nível Básico e Avançado.