Quem Somos

A Mar do Ceará - Escola e Operadora de Mergulho é fruto de um trabalho iniciado ainda em 2006 com estudos e pesquisas sobre naufrágios em nosso litoral cujo o resultado foi o Mapa de Mergulho do Litoral de Fortaleza-CE e vários artigos publicados em mídias impressas e eletrônicas. Desde de então colhemos informações sobre diversos pontos de mergulho existentes no Estado. 

Em 11 de julho de 2009 nosso grupo foi responsável pelo reinício da prática organizada de mergulho recreativo com foco nos naufrágios do litoral cearense e no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio com a criação da Operadora de Mergulho Mar do Ceará.

Também em 2009 foi idealizado o blog Mar do Ceará para organizar e divulgar informações sobre mar, mergulho e os naufrágios existentes em nossos mares. A criação do blog marca a retomada da produção de artigos sobre turismo subaquático e a fauna marinha.

Junto com o blog nasceu a Escola de Mergulho Mar do Ceará que promove cursos de do básico ao divemaster, além de cursos de primeiros socorros e outros associados a atividades de aventura.

Nossos objetivos são:
  • desmistificar e estimular a prática de mergulho autônomo recreativo no Estado com a formação de mergulhadores de maneira divertida, segura e com alto nível de consciência sobre sua própria segurança; 
  • desenvolver projetos para o resgatar e divulgar a cultura marítima cearense; 
  • catalogar os possíveis pontos de mergulho em nosso litoral; 
  • promover a consciência ambiental e estimular a produção de conhecimento científico 
Hoje somos o Centro de Mergulho Recreativo do Ceará que se tornou referencia no Brasil com o trabalho mais relevante que mais forma mergulhadores no Estado. Desde então formamos centenas de mergulhadores, identificamos vários naufrágios, organizamos dezenas de viagens à outros mares, identificamos a presença do coral sol no Ceará, publicamos o Atlas de Naufrágios do Ceará em 2015 e muuuito mais!

Venha você também participar dessa aventura! Torne-se um mergulhador!

Os cursos de mergulho seguem metodologia PADI de ensino. A Professional Association of Diving Instructors - PADI, é uma instituição norte-americana que desenvolveu métodos, técnicas e materiais didáticos para tornar seguro, prático e divertido o aprendizado das técnicas de mergulho. É a entidade que mais certifica mergulhadores no mundo. O Open Water Scuba Diver - Curso Básico de Mergulho - segue a metodologia PADI de ensino e é dividido em três partes: teoria, prática na piscina e prática no mar. Os alunos devem atingir requisitos de performance para completar o curso. Após o término o mergulhador estará treinado para mergulhos até 18 metros e recebe uma carteirinha com validade internacional que não necessita de renovação periódica.



Nossa Missão
Formar mergulhadores de maneira divertida, segura e com respeito pela natureza!

Nossa Visão
Tornar o mergulho no Ceará uma realidade que deve ser encarada com alto padrão de treinamento! 

Nossos Valores!
Segurança, técnica e respeito pelo mar e pela natureza!