domingo, 12 de junho de 2011

Estou perdido no fundo do mar, o que faço?

Desde o início, ainda no curso básico os mergulhadores aprendem que sempre devem mergulhar em duplas. Isto aumenta o coeficiente de segurança do mergulho pois se encontrarmos algum problema não estaremos sozinhos para enfrentá-lo. Na maioria das operadoras do Brasil os mergulhos também são guiados por instrutores ou divemasters experientes que supostamente conhecem a fundo os pontos de mergulho, formando assim grupos em cada mergulho. Portanto, além de mergulharmos em duplas também mergulhamos em grupos. 

Mergulhar em grupo se faz necessário principalmente quando o fazemos em recifes de coral que possuem poucos referenciais ou quando o fazemos a partir de embarcações ancoradas em um lugar fixo. No último caso ponto exato de descida pode ser o mesmo por onde retornamos à superfície, e nele fica amarrado um cabo de referencia para que os mergulhadores evitem nados desnecessários no caminho. Isso ocorre principalmente no Ceará onde os pontos de mergulho são encantadores até para os mais experientes mergulhadores mas apesar da vida marinha enfrentamos fortes correntezas e os mergulhos devem além de guiados serem realizados com disciplina.

Mas voce já se perguntou o que fazer caso esteja perdido do seu grupo de mergulho e não encontra o cabo de referencia? Ou pior, caso esteja perdido do grupo e do seu dupla?

Se voce se perde do seu grupo e sobe sem um cabo de referencia pode derivar por centenas de metros antes de chegar à superfície. Por este motivo o uso de dispositivos de sinalização de emergência são extremamente recomendados. Cada mergulhador deve portar pelo menos dois sinalizadores, um sonoro e um visual para chamar a atenção da embarcação caso suba muito longe.

Mas se voce estiver perdido mantenha a calma. Há o que fazer.

No Fundo
O procedimento padrão é procurar por cerca de um minuto na direção em que voce supõe estar o grupo, mas não esqueça de verificar sua reserva de ar. Enquanto voce estiver no fundo é fácil se orientar. Evite nadar aleatóriamente. Marque um ponto de referencia no limite da visibilidade na direção almejada e siga até ele, depois procure outro e outro. O que voce não deve fazer é continuar seu mergulho como se nada estivesse acontecendo. Siga o procedimento e após um minuto inície sua subida.

Na Subida
Durante a subida é o momento em que estamos mais vulneráveis a correntezas por não termos muitas referencias visuais. O procedimento local indicado pela equipe do Mar do Ceará é o seguinte: ainda no fundo pare em um local fixo e localize de onde vem a correnteza. Voce pode fazer isso facilmente observando para que lado seguem as bolhas explelidas durante a sua exalação, elas acompanharão o sentido da correnteza. Volte-se para a correnteza como se fosse nadar contra ela, em seguida identifique um ponto de referencia no fundo: pode ser uma esponja, uma pedra ou uma coloração diferente no fundo. Suba mantendo-se sobre o ponto que voce marcou e nadando lentamente contra a correnteza, apenas o suficiente para não derivar. Respeite a velocidade de subida e a parada de segurança. Quando a visibilidade permitir observe em que lado esta o sol, assim voce terá um segundo referencial quando não conseguir mais visializar o fundo.

Na Superfície
Assim que emergir infle seu colete e sinalize para o barco, para isso use seus dispositivos de sinalização. Caso não tenha um sinalizador se estiver usando uma nadadeira de cores vibrantes retire-a e erga-a para sinalizar. Se ninguém a bordo o avistar inicie o nado de volta para o barco, isto pode acontecer caso voce seja ofuscado pelo sol poente. Se a correnteza estiver muito forte nade perpendicular a ela, assim será mais fácil vence-la.

Se ninguém o avistar ou se não conseguir vencer a correnteza prepare-se para passar algum tempo no mar. Provavelmente durante a contagem sua falta será notada e o barco iniciará sua busca. Se voce estiver portando um sinalizador suas chances de ser encontrado aumentarão muito. Mesmo assim casos de mergulhadores perdidos no mar são frequentes no mundo (mas não aqui Ceará). Em Fernando de Noronha três mergulhadores passaram 48 horas perdidos no mar há alguns anos atrás. Para evitar perrengues como esse seja disciplinado e esteja preparado! Use sinalizadores voce saberá o seu valor quando precisar de um!

Um comentário:

  1. Para mim, a segunda regra mais importante do mergulho: nunca mergulhar sozinho. E sinalizadores ajudam mais do que se imagina mesmo! Muito bom Marquinhos, estou muito feliz com o seu empenho e sucesso! Em Agosto estou ai junto com o vento, mas topo qualquer saida!

    ResponderExcluir