sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fauna Fluvial Cearense – Pirarucu

Por Paula Christiny

Fonte: http://www.zoochat.com/



Nome científico: Arapaima gigas

Nomes comuns: Pirarucu, também conhecido como Arapaima ou peixe pirosca.

Status internacional: está ameaçado de extinção em virtude da pesca predatória.

Distribuição: é encontrado geralmente na Bacia Amazônica e na parte setentrional da América do Sul.

Habitat: O Pirarucu é um peixe que habita águas rasas e claras de lagos e rios, especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são calmas, não sendo encontrado em zona com fortes correntezas e ricas em sedimentos.

Tamanho: Pode atingir até três metros de comprimento.

Peso: Até 200 Kg .

Descrição: Possui grande porte, corpo em forma cilíndrica, alongado e escamoso. Sua cabeça é achatada e ossificada com mandíbulas salientes. Seus olhos tem tons amarelados e pupila azulada. Sua pele tem coloração marrom-esverdeada, sendo escura no dorso a avermelhada nos flancos.

Dieta: É um peixe omnívoro, alimenta-se de peixes, caramujos, camarões de água doce, cágados, cobras, anfíbios, caranguejos, seixos, areia, entre outros.

Curiosidades: Na mitologia indígena existe uma lenda para a origem do peixe. Pirarucu era um índio guerreiro muito valente, orgulhoso que gostava de praticar maldades. Tupã resolveu castigá-lo. Pediu a Deusa Luruauaçu que fizesse cair uma grande tempestade, chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Pirarucu tentou fugir, mas não conseguiu, vencido pela força do vento caiu no chão e um raio partiu uma árvore muito grande que caiu sobre a cabeça do jovem guerreiro, achatando-lhe totalmente. Seu corpo desfalecido, acabou sendo levado para as profundezas do rio, o Deus Tupã ainda não estava satisfeito e resolveu aplicar um castigo mais severo e transformou o jovem guerreiro num peixe avermelhado de grandes escamas e cabeça chata.



Nenhum comentário:

Postar um comentário