quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Macau: Naufrágio Cearense em Miniatura



Um hobbie, uma missão: trazer para a superfície navios que naufragaram no Ceará. Esse é o primeiro de uma série de embarcações que sairão do "Mini Estaleiro Mar do Ceará"! Este modelo foi montando e pintado a partir de um kit pré-fabricado da marca Lindberg na escala 1/245. Conheça um pouco da história do NM Macau!

No litoral de Aracati encontra-se afundado um navio cargueiro de grande porte. Esse navio foi identificado como um mercante, chamado Macau pertencente a uma companhia de navegação brasileira que naufragou em dezembro de 1961.
Após vários mergulhos notamos que as estruturas encontradas no fundo eram muito similares a um tipo especifico de navio de desembarque de tropas e não de um mercante. Era um navio de bom tamanho com pouco menos de 100 metros de comprimento. O naufrágio está de cabeça pra baixo com o fundo do casco virado para a superfície. As características mais marcantes são o fundo chato, a proa elevada com cerca de 15 metros de altura, a existência de dois eixos de hélice e dois lemes. Nota-se também uma barra de proteção no costado, na altura dos lemes, pravavelmente uma medida para evitar enrosco dos hélices e lemes. Foram justamente essas características do casco que ajudaram-nos a identificar-lo.

O Macau era provavelmente um LST – Tank Landing Ship - da classe 511-1152 fabricado em 1943 em estaleiros norte-americanos para aprimorar o esforço de guerra aliado durante a Segunda Guerra Mundial. No início da década de 50 foi vendido para a Companhia de Navegação São Jorge e transformado em navio cargueiro. O Macau naufragou no dia 22 de dezembro de 1961 enquanto era rebocado para reparos.


Os dois lemes e suas estruturas de proteção que ajudaram na identificação original do Naufrágio Macau

Quando transformado em cargueiro todo seu armamento fora removido
O navio possuia duas pequenas lanchas tipo LSM.

LST: Landing Ship, Tank





Nenhum comentário:

Postar um comentário