segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

As estrelas-do-mar: pedacinhos do céu que vivem no mar

Echinaster echinophorus

As estrelas-do-mar são animais que pertencem ao Filo Echinodermata e à Classe Asteroidea, na qual são conhecidas aproximadamente 1.500 espécies viventes de estrelas-do-mar. São parentes próximas de animais como o pepinos-do-mar, a bolacha-da-praia, o ouriço-do-mar, pois pertencem ao mesmo Filo.

Oreaster reticulatus 
Os Asteroidea possuem o corpo em forma de estrela, que se move livremente e que consiste em um conjunto de braços, ou raios que se projetam de um disco que se localiza na parte central do corpo do animal. Apesar do endoesqueleto de carbonato de cálcio, esses animais possuem grande flexibilidade corporal.

São animais que rastejam lentamente sobre rochas, conchas, ou vivem sobre fundos arenosos ou de lama. São encontrados em todo o mundo, inclusive em grande parte da costa cearense, em cidades como Barroquinha, Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Cascavel.

Astropecten marginatus 
A maioria das espécies de Asteroidea possuem cinco braços, mas o número de braços é variável e pode chegar a até quarenta braços ou mais. A coloração também não é padrão, podendo existir animais vermelhos, alaranjados, azuis, roxos ou verdes, ou exibir combinações de cores.

Grande parte das espécies de estrelas-do-mar têm um tamanho por volta de doze a vinte e quatro centímetros de diâmetro, mas existem exceções que o corpo tem menos de dois centímetros de diâmetro, ou espécies como Pycnopodia helianthoides, que é tipicamente vista nos Estados Unidos e no Canadá, que pode ter quase um metro de envergadura.

Luidia senegalensis 


As estrelas que habitam a costa cearense não são nocivas ao ser humano (existe apenas uma espécie de estrela-do-mar que é venenosa e não existem registros dela no Brasil), mas mesmo assim devemos ter cuidado com esses animais, pois manipulando de forma errada, podemos matar ou ferir o animal.

As espécies mais comuns no litoral cearense são Echinaster echinophorus, Luidia senegalensis, Astropecten marginatus e Oreaster reticulatus e podem ser encontradas em praias arenosas, lagoas costeiras, estuários com manguezais, recifes de arenito e recifes de praia. 

Estrelas-do-mar costumam se alimentar de outros animais como corais, ostras e poríferos (esponjas-do-mar).

Bolacha-da-praia
As bolachas-da-praia ou bolacha-do-mar são relativamente parecidas e constantemente confundidas com as estrelas-do-mar, esses animais também são Echinodermatas e assim como as Asteroidea, estão amplamente distribuídas no litoral cearense, inclusive nas praias de Fortaleza. Elas também não oferecem riscos ao ser humano, mas possuem o corpo ainda mais frágil que o das estrelas-do-mar, sendo ainda mais sensíveis ao contato.

Ao retirar esses animais de dentro do mar, eles morem por não conseguirem respirar fora d'água.

Todos os seres vivos têm importância na natureza, e animais como esses são de fundamental importância para o ecossistema marinho, além de deixar o mar colorido e mais bonito. Temos que preservar os oceanos e cuidar desses animais, para sempre termos o que observar ao mergulhar. Além do fato de que quando estamos cuidando da natureza, estamos cuidando da nossa vida na Terra. 


Referências
  • Zoologia dos Invertebrados de Edward E.Ruppert, 7° edição
  • Equinodermos do Ceará: Caracterização dos registros cearenses presentes na Coleção do Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará (LIMCE). Marcos Vieira da Silva1 , Daislany Andreia da Silva Alves1 , Felipe Augusto C. Monteiro1, 2 & Helena Matthews-Cascon1 . 1. UFC - Universidade Federal do Ceará. 2. IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  • Biota Marinha da Costa Oeste do Ceara, de Helena Matthews-Cascon e Tito Monteiro da Cruz Lotufo
  • Os animais mortos que foram fotografados pertencem à Coleção do Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará (LIMCE).
  • Os animais vivos foram fotografados em aulas de campo da Prof. Helena Matthews-Cascon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário