sexta-feira, 29 de março de 2019

Misteriosas caixas aparecem no litoral nordestino

Caixa encontrada na Barra do Cauípe, Ceará; Fonte: Acervo de Cynthia Ogawa

Desde outubro de 2018, tem aparecido em alguns jornais notícias sobre misteriosos blocos de borracha encontrados nas praias do litoral nordestino. No dia 19 de março essa que vos escreve também encontrou algumas dessas caixas na Barra do Cauípe, próximo ao Porto do Pecém, Ceará. O instrutor da Mar do Ceará Carlos Júnior foi o primeiro a avistar as caixas. Ele encontrou uma mais exposta e bem preservada um pouco acima da linha da maré. Quando caminhamos mais um pouco pela praia encontramos outras três caixas parcialmente enterradas. 

O mais provável é que essas caixas se tratem de material que estava sendo transportado em alto mar e que por algum motivo (tempestade, não estar devidamente acondicionadas, etc.) caíram do navio e derivaram. Ainda não se sabe ao certo a origem desse material pois não há qualquer etiqueta ou placa de identificação. 
Barra do Cauípe, Ceará; Fonte: Acervo de Cynthia Ogawa

Testes preliminares divulgados pelo IBAMA confirmam a natureza de borracha desses misteriosos pacotes. Se quiser saber mais você pode conferir na reportagem de um jornal local de novembro do ano passado clicando AQUI

Caixa encontrada na Barra do Cauípe, Ceará;
Fonte: acervo Cynthia Ogawa 
Saber exatamente a origem desse material é difícil. A água no oceano se desloca no que chamamos de correntes. Essas correntes podem carregar materiais por muitos quilômetros. Para se ter uma ideia, meses após o tsunami do Japão em 2011, objetos estavam sendo encontrados na costa dos Estados Unidos. Assim, esses blocos de borracha que estão aparecendo no nosso litoral podem virtualmente ter vindo de qualquer lugar no Oceano Atlântico. Por conta dessas correntes o mais provável é que tenham sua origem no Atlântico Sul, pois as correntes que banham o litoral do Nordeste do Brasil têm sua origem nessa região. Mas, tempestades em alto mar podem temporariamente mudar a direção de objetos na superfície do mar, então, elas também poderiam ter sua origem na região equatorial norte. 

O que se sabe até o momento é que não perigo em se aproximar desses blocos. No entanto, por se tratar de um tipo de borracha ou derivado do petróleo, pode ser extremamente perigoso incinerar esses blocos bem como utilizá-los na fabricação de objetos. A fumaça produzida pela incineração de derivados do petróleo como um todo é altamente tóxica. E sem saber qual a verdadeira natureza desse material, utilizá-lo para produzir objetos que fiquem expostos a temperaturas elevadas ou misturá-los com outras substâncias pode causar a liberação de produtos que façam mal a saúde.

Em resumo, se encontrarem esses blocos na praia, tirem fotos sem problemas e deixem para as autoridades decidirem como vão fazer o descarte adequado.

Fonte:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/online/caixas-misteriosas-encontradas-em-praias-sao-fardos-de-borracha-diz-especialista-1.2028361

Nenhum comentário:

Postar um comentário