terça-feira, 20 de julho de 2010

Conservação dos Recifes Marinhos do Mar do Ceará

(Mergulhador do Mar do Ceará)


No último dia 11 de julho a equipe do Mar do Ceará embarcou para mais uma aventura ecologicamente correta! Navegamos duas horas com destino ao Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio para mergulharmos com um objetivo: retirar linhas de pesca do ponto de mergulho chamado Pedra da Risca do Meio, coração do Parque Marinho.

A equipe retirou cerca de 60m de linha de pesca de nylon perdidas por pescadores artesanais. É interessante observarmos a quantidade de resíduos da pesca que estão no fundo do mar. Além das linhas de nylon, encontramos chumbadas, restos de metais, manzuás, etc. Se não fossem retiradas essas linhas iriam ficar no fundo do mar por centenas de anos. Com toda a tecnologia atual, como não produzem uma linha de pesca biodegradável?!

Outro fato observado foi o branqueamento dos corais. Em todo o mundo o aumento da temperatura dos oceanos está deixando os corais esbranquiçados ou seja, doentes. Infelizmente esse efeito pode ser observado na Pedra da Risca que agora apresenta diversas manchas brancas em todo o recife. 

Fato curioso é que no último mergulho realizado em março de 2010 esse efeito não havia sido claramente identificado. O preocupante é que em menos de 4 meses houve uma mudança significativa na coloração dos corais marinhos. O que irá acontecer em 50 anos?

(Linha de pesca retirada da Pedra da Risca do Meio pela equipe do Mar do Ceará)


Equipe de Mergulhadores:
Augusto Cesar
Evandro Junior
Gilberto Filho
Luciano Andrade
Marcus Davis 
Rennan Almeida

Texto e Fotos:
Marcus Davis

Nenhum comentário:

Postar um comentário