terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vistando Antigos Pontos de Mergulho: Serra Pelada e Mara Hope

Mergulhadores na Serra Pelada, Fortaleza, CE

Neste mês de outubro os ventos deram uma trégua e a água limpa encostou na praia! Mergulhadores do Mar do Ceará aproveitaram para fazer o reconhecimento de antigos pontos de mergulho e avaliar sua operacionalidade.


Em uma equipe de 8 mergulhadores partimos em direção a Serra Pelada. Este ponto se localiza na metade do caminho entre o Parque Estadual Marinho e o Porto do Mucuripe. São os restos de um antigo conteiner depositado ali na década de 80 e algumas ferragens que ganharam esse nome pela quantidade de vida marinha que nele existia. Antigos mergulhadores relatam uma quantidade considerável de meros, um peixe pré-histórico cuja espécie se encontra em extinção.
Encontramos alguns metais e apenas a armação do conteiner, pois suas "paredes" a muito se desmancharam. Apesar de poucos atrativos uma boa quantidade de vida marinha estava presente no local a uma profundidade de 22m. Fizemos um drift (mergulho seguindo a correnteza) a procura de outras estruturas mas nada mais foi localizado.

Seguimos para o local onde estão sendo criados novos pontos de mergulho mas a água não aparentava boa visibilidade. Esses pontos serão ideais durante a temporada de mergulho que vai de março a julho. Alteramos a rota e nos aproximamos ainda mais da costa para um mergulho no naufrágio Mara Hope.

No Mara constatamos visibilidade de até 4m entre suas ferragens e pouca vida marinha: apenas alguns batatas, ciliares e lancetas, uma lagosta tímida tentava não ser notada em sua loca. O mergulho neste naufrágio deve ser feito com cuidado pela quantidade de chapas soltas que rangem com a força das marés.

À quem interessar segue a marca da Serra Pelada 03 37,888 S / 038 27,150 W.

2 comentários: