sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Marambáias de Tambor de Aço são Flagradas no Canal do Uruaú

Marambáia de Tambor flagrada em ponto de mergulho
Em nossos mergulhos podemos observar o que se esconde de baixo daquele "grande tapete azul". Acredito que esse é um dos nossos deveres como mergulhador: mostrar o que poucos podem ver. Dessa vez flagramos uma marambáia de tambor. Esse tipo de armadilha ilegal é utilizada por pescadores para atrair lagostas, eles compram tambores que eram usados para armazenar produtos químicos, amaçam-os e os descartam no mar em posições marcadas em GPS. Após alguns meses retornam utilizando equipamentos rudimentares de mergulho para "pescar" o crustáceo. Estima-se que existam entre 500.000 e 2 milhões de tambores espalhados entre Ceará e Sergipe.

Lagosta Vermelha, abundante no Ceará
Esse tipo de pesca é combatido pelas autoridades pois além de contaminar o ambiente com resquícios de produtos químicos, é também considerada uma pesca predatória. Estes mergulhadores muitas vezes retiram colonias inteiras sem selecionar os animais.

Nos últimos os resultados da pesca da lagosta tem decepcionado os investidores o que resultou na intensificação desta prática ilegal.  

Além de prejudicar o meio ambiente "os compressorzeiros" também colocam suas vidas em risco visto que não conhecem os procedimentos de segurança necessários para mergulhar respirando ar comprimido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário