quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Seminário de Arqueologia Subaquática - Algumas Considerações


Há cerca de três anos um grupo de diversos profissionais voluntários, vem trabalhando na produção de um livro sobre a arqueologia da praia da Ponta Grossa, no litoral sul do Estado do Ceará.

Ao longo de sua vida o pescador de nome Josué Crispim, veio coletando pedras, conchas, porcelanas, moedas, pedaços de faianças, etc... Encontrados nas dunas e falésias da praia, são centenas de fragmentos do tempo ali, que devido à exposição ao vento, ao sol e a chuva, estavam em um processo rápido de degradação.

A função do livro é de motivar e justificar a criação de um museu na comunidade de Ponta Grossa, e a partir daí, possibilitar à população local o acesso ao conhecimento arqueológico de sua terra e à sua história. Ao mesmo tempo ser uma referência para pesquisadores e turistas curiosos, que queiram conhecer esta parte do litoral, procurando então ser um polo gerador de cultura.

Muito embora como mergulhador meu conhecimento sobre o tema do seminário seja bastante modesto, pude observar a divisão de opiniões entre duas teses; da Academia de viés conservacionista, e a dos Caçadores de Tesouros, penso, de caráter exploratório.

O exemplo de como se formou o acervo do futuro museu da Ponta Grossa, me faz indagar se seria possível fazer um museu de acervos arqueológicos subaquáticos. Seria mais lógico permanecer com tudo submerso, pois assim se teria um prazo de vida bem mais longo do acervo. Ou se se poderia retirar e doar para museus, pois embora com um tempo de vida menor, seria vista por muitos, incentivando o desenvolvimento da arqueologia subaquática no nosso país, e quem sabe estimulasse a pesquisa em conservação de peças e naufrágios.

Os museus são fundamentais para história de um povo, pois guardam a sua memória. Devemos então como cidadãos encontrar um caminho para nova Lei sobre o Patrimônio Arqueológico Subaquático brasileiro, que nos permita contar nossa história.



Augusto Cesar Bastos Barbosa.
Advanced, Nitrox e Wreck Diver PADI

Um comentário:

  1. Os navios afundados guardam em suas estruturas todo mistério e excitamento dos tempos em que,
    pelas mãos de seus bravos marinheiros, singravam os mares e oceanos transportando
    valiosas mercadorias ou envolvidos em sangrentas batalhas.
    TODO ESTE PATRIMÔNIO SUBAQUÁTICO,DEVIA ESTAR NOS MUSEUS...

    ResponderExcluir