quinta-feira, 12 de abril de 2012

Abertas inscrições para curso de Arqueologia Subaquática

Estudante de arqueologia da Universidade do Chipre pesquisa naufrágio em Mazotos, no mar Mediterrâneo.  (Foto: Escritório de Imprensa, Ministério do Interior, Chipre)
O Instituto de Ciências do Mar - Labomar/UFC, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a operadora de mergulho Mar do Ceará, promove no período de 23 a 28 de abril curso de extensão em Arqueologia Subaquática. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Flávio Rizzi Calippo; um dos representantes da UNESCO no Brasil, referente à Proteção do Patrimônio Cultural Submerso. O curso será ministrado nos moldes da Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático de 2001.

A Arqueologia Subaquática é uma subdisciplina da ciência arqueológica que estuda os sítios, os objetos, os vestígios humanos e as paisagens submersas. Deve ser situada no contexto mais abrangente da arqueologia marítima, que estuda a relação do homem com os oceanos, os lagos e os rios e é completada pela arqueologia náutica, que estuda a construção e a utilização dos navios (UNESCO).

O intuito do curso é o de fomentar o surgimento de novos grupos de pesquisa em Arqueologia Subaquática, coordenados por arqueólogos mergulhadores. Estes grupos poderão atuar em prol da proteção e da gestão sustentável dos recursos arqueológicos submersos.

As atividades teóricas do curso serão realizadas no auditório do Labomar. As atividades práticas serão realizadas em piscina e através de mergulhos em naufrágios no litoral do Ceará.

Estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais interessados, favor clicar aqui para realizar download do folder com detalhes sobre o curso e inscrições, que serão realizadas até 18 de abril. 

Mais informações pelo e-mail petoceanografiaufc@gmail.com ou pelo telefone (85) 3366-7019       (Secretaria do curso de graduação em Oceanografia).

Atualizações sobre o curso serão postadas nos sites do LABOMAR (www.labomar.ufc.br) e do PET Oceanografia (www.petoceanografia.ufc.br/portal).

Organização: Prof. Dr. Marcelo Soares Oliveira e PET/UFC Oceanografia


Fonte: 
Prof. Dr. Marcelo Soares Oliveira (Labomar) 
Thaysa Portela (PET Oceanografia)
Instituto de Ciências do Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário