quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Ponte Metálica - Imagens e Curiosidades




Ainda com piso de madeira (1900's).
Em 1900 através do decreto No 3.602 passa para encargo do Governo as obras do Porto do Ceará, cuja empresa contratada para o serviço chamava-se Ceará Harbour Corporation Limited.

Em 18 de dezembro de 1902 foram iniciadas as obras desta Ponte que serviria de viaduto de desembarque. A princípio era de ferro a armação e de madeira o piso que depois viria a ser substituído. Por sua armação de ferro recebeu o apelido "Ponte Metálica". 
Em 1906 após sua inauguração.

Era ali que embarcavam e desembarcavam passageiros e cargas. Estes eram transportados em pequenos barco até seus navio que ficavam ao largo devido a baixa profundidade do "porto". Na ponte existiam trilhos que serviam para facilitar o transporte de cargas pesadas até os grandes guindastes que as desciam até seus barcos. Era dotada de escada móvel mas não oferecia a menor segurança a seus passageiros.
Assoreada em 1908.

No dia 3 de janeiro de 1904 os estivadores da Ponte Metálica entram em greve por não concordarem com o alistamento obrigatório para a Marinha de Guerra. Foi chamado o Batalhão de Segurança para obriga-los a retomar o trabalho havendo um sangrento confronto com mortos e feridos.
Durante a reforma na década de 20.

Em 26 de maio de 1906 a Ponte Metálica entra em operação para servir de porto para a capital. Foi o 4o trapiche que Fortaleza conheceu, sendo o 1o em frente ao antigo seminário. Funcionou por cerca de 10 anos mas deteriorou-se pela maresia.

Em 1921 o DNOCS que na época chamava-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) iniciou reformas na Ponte. 


Final da década de 20.
Em 28 de fevereiro de 1928 foi reinaugurada com o nome de Viaduto Moreira da Rocha em concreto armado sua construção foi supervisionada pelo engenheiro Francisco Saboia de Albuquerque.

Funcionou fim da década de 40 quando entrou em atividade o Porto do Mucuripe.
Década de 30.

Uma estatua com o busto de um homem (provavelmente Moreira da Rocha) foi recentemente encontrado ao submerso no fundo do mar ao lado da Ponte. 



Ponte Metálica em 1946.

2 comentários:

  1. Excelente postagem. Utilizei algumas dessas fotos, quando publiquei um conto de Oliveira Paiva, que descrevia o "velho trapiche", na antiga Praia do Peixe, anterior a esta ponte...

    ResponderExcluir