segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Curso de Mergulho para Piscicultores em Jaguaribara


Desde a construção do Açude Castanhão que as águas do Rio Jaguaribe possuem diversas finalidades. Uma das atividades que mais se desenvolveu foi a aquicultura (cultivo de peixes) em detrimento da sofrida agricultura. Investidores privados, cooperativas e associações obtêm licença junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para uso das margens do açude e montar suas fazendas empregando milhares de pessoas em sua cadeia produtiva.

As fazendas possuem dezenas de enormes tanques-redes imersos no açude em até 6m de profundidade e criam dentro deles toneladas de peixes que são vendidos no mercado interno e externo. Os funcionários dessas fazendas muitas vezes tem que mergulhar para realizar a manutenção dos tanques e a maioria deles não sabem o mínimo necessário para preservar sua segurança. 

Tal atividade tem se especializado cada vez mais nos últimos anos e diversas inovações tem sido observadas entre os fazendeiros do ramo. A fim de preservar a segurança e aumentar a eficiência de seus funcionários que os proprietários da "Fazenda Jaburu" contrataram a equipe do Mar do Ceará para ministrar curso de mergulho recreativo para seus colaboradores que muitas vezes realizavam tarefas na água sem nenhum treinamento (muitos mergulhavam sem saber técnicas básicas de equalização).

É importante que os funcionários dessas fazendas que exercem tais atividades tenham pleno conhecimento dos perigos inerentes à atividade de mergulho e aprendam seguramente como evitá-los! O curso durou 05 dias com aulas pela manhã e a noite em um total de 30 horas/aula e os candidatos que atingiram a pontuação mínima de 75% foram aprovados! Esperamos que mais piscicultores sigam este exemplo e capacitem seus funcionários e valorizem seu material humano!

Outra capacitação extremamente útil seria o Curso de Primeiros Socorros EFR em que os alunos aprendem técnicas básicas para lidar com vítimas de traumas e enfermidades enquanto chega o socorro médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário