quinta-feira, 24 de abril de 2014

Curso de Mergulho Profundo PADI no Mar do Ceará

por Paula Christiny

Mergulhadores do Mar do Ceará Deep, Down, Blue!

Recentemente, tive a imensa alegria de me tornar mais uma autora do Blog Mar do Ceará. Então visando conhecer mais o projeto fui assistir a uma aula do curso de Deep Dive. Não fui com muitas pretensões, pois ainda sou uma criatura da terra, aspirante a mergulhadora, mas depois da aula só posso dizer uma coisa, citando MV Bill “O bagulho é doido”.

Confesso que todo o meu conhecimento de mergulho profundo se limita a leitura do livro Mergulho na Escuridão de Robert Kurson. Ele narra história verídica dois mergulhadores que encontram um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial no litoral de New Jersey, sendo que o mesmo era desconhecido tanto pela marinha Americana quanto por historiadores e outros estudiosos do assunto. Não vou fazer uma sinopse do livro, já que aqui mesmo no blog já foi feita uma, basta procurar um pouco. Mas o que posso adiantar é que o livro durante os relatos do mergulho no naufrágio mostra tecnicamente o que é mergulhar em embarcações afundadas e em grandes profundidades. O livro me trouxe uma visão realista do que seria o Deep Dive, os riscos e os cuidados envolvidos, toda a preparação e os perigos da descompressão. Além disso, me deu uma noção legal do tema que ajudou bastante na aula.

Diante disso, o que leva uma pessoa a se interessar pelo Deep Dive? Posso garantir que é improvável que num desses mergulhos se encontre um tesouro em um naufrágio ou se ache outro submarino alemão, ou qualquer outra coisa. Motivos para desistir são muitos vou citar alguns. A água às vezes é bem hostil: fria, com correnteza e de menor visibilidade. A profundidade desses mergulhos já é arriscada por si só, traz uns efeitos complicados. Um deles é a narcose por nitrogênio, uma intoxicação semelhante a causada pelo álcool causada pelo efeito tóxico no nitrogênio no sangue em pessoas submetidas a mudança súbita de pressão, os sintomas são estado de embriaguez de euforia, raciocínio lento, sensação de dormência em extremidades do corpo, perda da visão periférica, podendo chegar até em alucinações, tudo isso a uns 40 metros de profundidade o que piora tudo. Já a doença descompressiva é perigosa e ocasionalmente letal, ela resultado de da formação de bolhas de nitrogênio no sangue e outros tecidos do corpo depois de um mergulhador ir muito depressa para superfície depois de um mergulho. 

Mas porque depois de tudo que eu falei ainda tem gente que deseja fazer o curso de Deep Dive? Sinceramente, eu que nunca mergulhei posso enumerar alguns deles. Lets go!
1. A oportunidade de ver coisas que muita gente vai passar a vida toda sem ver.
2. O desejo de se aventurar e testar seus limites no mergulho.
3. As muitas de experiências positivas e negativas do mergulho profundo vão te ensinar um monte de coisa até pra vida fora d'agua.
4. Os amigos que você fará, pois esses mergulhos devem ser feitos com dupla.
5. A chance de se divertir muito.
6. A interação com a natureza.
7. O melhor de todos: enquanto uns dizem que são os super aventureiros, você diz que é MERGULHADOR DE ÁGUAS PROFUNDAS, de uma vez você demonstra que é super destemido e muito mais aventureiro, não tem coisa mais chique.

Ir aonde poucos foram antes!

Não tem como reconhecer o quanto são especiais aqueles que buscam conhecer mais sobre o universo submarino, indo além dos limites seguros da profundidade, creio que isso mostra muito da pessoa, sobre seu caráter e personalidade. Mesmo sem ter ido até o azul profundo posso garantir que é fantástico.

Conversando com mergulhadores pude perceber o sorriso fácil daqueles que viram um mundo diferente depois, que exploraram o mundo subaquático. Depois daqueles momentos de conexão com a natureza, onde conheceram cores, formas, texturas e criaturas novas. Não são muitos que se atrevem ao contato tão próximo belo e arriscado ao mesmo tempo.

O mergulho conecta as pessoas com a natureza e as envolve em novas sensações e experiências. Transforma para sempre a percepção que se tem da vida. Fica a pergunta: como podemos retribuir esse presente que ganhamos. Os mergulhadores do Mar do Ceará procederam da seguinte forma, coletaram de linhas de pesca fantasma e outros resíduos encontrados no Parque Estadual da Pedra da Risca do Meio, tal iniciativa vai contra a degradação ambiental e poluição das águas, servindo de exemplo do mal que esses resíduos podem causar aos oceanos, à fauna marinha e às próprias pessoas.

Isso mostra que mergulho nos une com a natureza e essas novas sensações e experiências são capazes de nos transformar, são lições que ficam para sempre e mudam algumas das visões que temos da vida.

Para encerrar tenho que desabafar. Sabe o que é o pior de tudo isso? É que ainda não sou mergulhadora e ainda não posso ter todas essas experiências sobre as quais falei agora, mas em breve serei mais um peixe desse cardume.

Um comentário:

  1. Oi Paula, muito bom seu artigo, mas gostaria de expressar minha opinião :) o mergulho profundo realmente acrescenta mais riscos, mas na prática recreativa você não se expõem aos riscos de descompressão se seguir corretamente as boas práticas, não importando a profundidade. Então, um leitor leigo e iniciante na prática de mergulho cursando ou já Open Water mas com interesse em AOW pode interpretar mal seu artigo e ficar mal informado.

    “A profundidade desses mergulhos já é arriscada por si só, traz uns efeitos complicados. Um deles é a narcose por nitrogênio, uma intoxicação semelhante a causada pelo álcool causada pelo efeito tóxico no nitrogênio no sangue em pessoas submetidas a mudança súbita de pressão, os sintomas são estado de embriaguez de euforia, raciocínio lento, sensação de dormência em extremidades do corpo, perda da visão periférica, podendo chegar até em alucinações, tudo isso a uns 40 metros de profundidade o que piora tudo”

    1) Intoxicação por gases, no caso da Narcosis, deve ficar claro que a tolerância vai de pessoa a pessoa. No caso do envenenamento por oxigênio (não mencionado no seu artigo) em caso de mergulho com Nitrox por exmplo, desde que você esteja monitorando o grau PO2 e não esteja próximo ao limite (e.g.1.2, 1.3) estará tudo bem.

    2) Nenhum mergulhador recreativo deveria estar próximo ao 40m, recomendação é 30M, dando uma margem de segurança pra evitar o risco de descompressão. Até mesmo porque, no mergulho profundo o consumo de gás a 30metros é bem superior a 10M, então deve se evitar o risco de ter que fazer paradas de descompressão porque você corre o risco de não ter ar suficiente para o mesmo.

    Dessa forma, discordo com o ponto 2 nos motivos de praticar o deep dive.

    “2. O desejo de se aventurar e testar seus limites no mergulho.” , mergulho recreativo não é para ser praticado no seu limite. Recomendaria pratica de mergulhos técnicos para as pessoas que querem ir além do mergulho recreativo.

    “Para encerrar tenho que desabafar. Sabe o que é o pior de tudo isso? É que ainda não sou mergulhadora e ainda não posso ter todas essas experiências sobre as quais falei agora, mas em breve serei mais um peixe desse cardume”

    Entendo que você ainda não é um peixinho, por isso vale a pena ler “Encyclopedia of Recreational Diving” do Alex Brylske, muito boa a leitura.

    Abraço,

    Julio

    ResponderExcluir