Tripulantes do navio mercante Macau em 1954. Este navio afundou em Aracati poucos anos após esta reportagem |
Em matéria do jornal carioca Imprensa Popular de 18 de setembro de 1954 os tripulantes do navio mercante Macau que viria a afundar no litoral aracatiense em dezembro de 1961, reivindicam seus salários à Companhia de Navegação São Jorge, sediada no Rio de Janeiro e proprietária da embarcação.
"Os tripulantes do navio 'Macau', de propriedade da Companhia de Navegação São Jorge estar à quatro meses e 17 dias sem receber vencimentos. Atravessam situação a mais difícil, pois são pais de famílias numerosas, que lhes têm escrito várias cartas reclamando até falta de alimentação. Um deles o marinheiro Francisco Cruz, é pai de 10 filhos.
Os marítimos, segundo nos informou uma comissão constituída pelos srs. Pedro Lucas dos Santos, Manuel Belo Marinho e Antônio Pedro da Silva, que veio, ontem, à nossa redação já se entenderam com o diretor da empresa, o qual se limitou a dizer que o "Macau" viajará por êstes dias para o Rio Grande do Sul com um grande carregamento, e que talvez na volta haja pagamento. No entanto - frisou - Isto só será possível se fôr conseguido um empréstimo de dinheiro que estamos tentando obter. - Inquirido pelos trabalhadores sôbre o caso de não ser conseguido o empréstimo, o diretor respondeu que a emprêsa irá a falência.
Tal afirmação representa um possível esbulho já em organização contra os marítimos. a emprêsa indo a falência, ficarão de vez sem seus vencimentos. Daí, portanto, ter a tripulação do 'Macau' solicitado providências ao sindicato dos marinheiros."
Fonte
Jornal Imprensa Popular, Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1954.
Veja também
Nenhum comentário:
Postar um comentário