domingo, 24 de fevereiro de 2019

Por que fazer um curso de Nitrox?

Depois de terminar um curso de mergulho básico (Open Water) pela PADI, surgem várias dúvidas: o que fazer agora? Sigo mergulhando sem fazer outros cursos? Faço logo tudo quanto é curso que aparecer pela frente? Que cursos devo fazer?

Teremos uma série de posts sobre que caminhos trilhar uma vez que você terminou o curso básico. Um primeiro post sobre a diferença entre Dive Master e Master Scuba Diving já foi publicado no começo desse mês. Mas essas duas certificações são objetivos a se atingir, mais do que caminhos a serem trilhados. Passo a passo, curso a curso, vamos apresentar quais são as opções e o que você pode fazer mesmo antes de decidir se você quer seguir no recreacional ou se você quer se tornar um profissional do mergulho.


Este post é sobre o Curso de Nitrox (enriched air diver) ou por que você deveria se interessar e procurar mergulhar com Nitrox.

Mas o que é o "nitrox"? Como o nome sugere é uma mistura de nitrogênio e oxigênio, que contém um percentual maior de oxigênio do que o ar que nós normalmente respiramos tanto na superfície quanto nos cilindros de ar comprimido e que basicamente serve para facilitar uma menor absorção de nitrogênio. De forma mais comum, o termo "nitrox" se refere a qualquer combinação que contenha oxigênio acima de 21% mas não acima de 40%. Durante o curso você aprenderá a diferença entre os tipos de EAN como o 32 e 36, bem como tirar o máximo de proveito dessa habilidade dentro dos padrões de segurança. Mas quais são as vantagens de usar nitrox ao invés de ar comum?

Um dos principais benefícios para o uso do ar enriquecido (o nitrox) é que ele estende os seus limites não descompressivos para além daqueles oferecidos pelo ar normal. Como consequência, o seu tempo de fundo é aumentado e reduz a carga geral de nitrogênio em mergulhos múltiplos. 

Ou seja, se você estiver viajando e tiver poucos dias para fazer todos os mergulhos que quer, mergulhar com nitrox é a melhor opção. Você pode fazer mais mergulhos sucessivos e aproveitar melhor o seu tempo. Se você pretende viajar e mergulhar, se organize para fazer um curso de Nitrox antes de ir para poder aproveitar ao máximo! Na verdade, é um curso rápido de se fazer e que oferece muitas vantagens quando viajando. Então, não precisa esperar pela próxima viagem para fazer o curso! 

Para fazer o curso de Enriched Air Diver pela PADI não há necessidade de ter curso avançado, pois você pode querer fazer múltiplos mergulhos mesmo a pouca profundidade. Os pré-requisitos são ter curso básico (Open Water) e no mínimo 12 anos. Mais informações no site.


Fonte:
https://www.padi.com/ja/node/1306
https://www.leisurepro.com/blog/scuba-guides/benefits-diving-nitrox/

Nenhum comentário:

Postar um comentário