terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pesca Fantasma - Tubarão-lixa Preso na Rede!

Tubarão-Lixa preso em rede descartada no mar: pesca fantasma. 

Mergulhadores se preparam.
Na última sexta-feira uma equipe de mergulhadores do Mar do Ceará saiu para um mergulho com nobre objetivo: retirar redes de pesca que cobriam o naufrágio Macau e coletar informações para a produção de um croqui. Embarcamos no Fortim, porto mais próximo do naufrágio e distante cerca de 130km de Fortaleza.

Os pescadores posicionam as redes para captura os grandes cardumes que nadam ao redor de grandes estruturas ou formações como o naufrágio. O problema é que muitas vezes essas redes se soltam ou são deslocadas por correntezas e facilmente se prendem ao navio.

Peixe morto preso a rede.
A viagem até o naufrágio foi tranquila, com ondulação moderada. Ao descer para amarrar a poita dei de cara um tubarão-lixa preso a uma rede que se estendia de um bordo a outro. Na mesma rede estavam uma lanceta ainda viva, um caranguejo já cansado de tentar se libertar e os restos de um peixe, provavelmente um pirambu que não resistiu e já esta sendo devorado ferozmente por um cardume de xilas que parecia ignorar o perigo de se juntar ao colega.

Ao subir avisei aos colegas o que teríamos que enfrentar: "Tem um lixa preso na rede, teremos que soltá-lo!" Fui a bordo fazer o planejamento. Estávamos em duas duplas e decidimos primeiro soltar o lixa e os outros peixes, depois percorrer o naufrágio para localizar e cortar as grandes redes em pedaços menores. Em um segundo mergulho soltaríamos e levaríamos as redes para a superfície.

 Ao chegarmos no fundo nos posicionamos para a soltura do animal. Uma equipe composta por Merlotto e Fabrício se prontificou para documentar o feito enquanto outros dois segurariam (Marcus e Thiago) e soltariam o animal. Foi realmente um momento emocionante. O bicho se mexia de um lado para outro, já cansado de tentar se desvencilhar e seguir seu caminho. O nylon da rede estava preso bem em cima de suas guelras, dificultando a sua respiração. Chegamos por trás, com facas na mão. Ao tentar segura-lo, o bicho se virou assustado. Pouco depois um mergulhador Thiago Magalhães (vulgo Pinguelão), conseguiu uma boa posição ao segurar a o nylon pressionando seu ante-braço contra o animal. Com dois golpes conseguiu cortar a rede sem machuca-lo ainda mais! O lixa demorou alguns instantes para perceber que estava solto e assim que se deu conta nadou rápido para o azul. A adrenalina realmente dominava nossos corpos! Bolhas saim em excesso de nossos reguladores! Depois do feito nos congratulamos pela contribuição que havíamos acabado de fazer, foi como se todos esses anos de mergulho tivessem realmente valido a pena!
Fabrício cortando a rede.

Recolhemos a redes com certeza de que essa não prenderia mais nenhum animal. Os mergulhadores cortaram varias outras redes, algumas já estavam ali a algum tempo. As maiores se estendiam por mais de vinte metros e cobriam buracos de acesso ao interior do navio, o que com certeza prenderia outras peixes.

Enquanto retornávamos do segundo mergulho com redes nas mãos, um pequeno barquinho chegou e ancorou na nossa frente. Um dos marinheiros no falou aquele barco era do pescador que colocava as redes e estava apenas esperando que saíssemos para posiciona-las novamente.

Apesar disso não fiquei triste, pensei no lixa que morreria se não estivéssemos ali. Pelo menos conseguimos salvar mais um animal e estaremos ali para retirar redes extraviadas novamente. Não sou contra pesca, mas como mergulhador não acredito que existam formas menos agressivas, o problema é conscientizar a comunidade pesqueira.

No domingo retornamos para recolher algumas redes que ficaram na proa e terminar o serviço! o Naufrágio Macau está livre de redes, pelo menos até ontem... Ao todo retiramos cerca de 30 kg de redes e já soltamos dezenas de animais capturados pela pesca fantasma.
Thiago Magalhães, mergulhador que
soltou o tubarão-lixa.

Participaram desta Operação:
Marcus Davis - Instrutor de Mergulho (Profundo, Noturno e Busca e Recuperação) PADI, Instrutor EFR
Luciano Merlotto - Advanced, Nitrox e Wreck Diver PADI
Thiago Magalhães - Advanced, Socorrista EFR, Rescue Diver PADI
Fabrício Barreto - Open Water PADI



Texto e Fotos
Marcus Davis

4 comentários:

  1. muito bom. deu pra sentir a emoção daqui. Pinguelão é guerreiro de selva. rsrs abraço camaradas.
    Arthur Citó

    ResponderExcluir
  2. Quero relatar meus parabéns a toda a equipe resumindo em ressaltar o lado profissional e humano de todos, que os torna a melhor equipe de mergulho do Ceará! Grande Marquinhos, obrigado por tudo!
    Ciro Tavares

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, parabéns pelo feito!
    Conclui meu OpenWater no último findi em Floripa e senti daqui a emoção do belo trabalho que fizeram.
    Estou organizando uma ida para Fortaleza. Espero poder sentir boas emoções em alguns mergulhos.
    Abraço a todos
    Ronaldo da Silva Santos
    Cachoeirinha - RS

    ResponderExcluir