segunda-feira, 26 de maio de 2014

Lições de um Curso de Mergulho

Paula Christiny



Muitos imaginam que mergulhar é estar em um barco, em um dia bonito, depois submergir e ver algumas das coisas mais fantásticas que a natureza pode oferecer. Porém existem coisas que uma percepção mais atenta pode apreender durante esses momentos, situações comuns nos mergulhos que podem ser valiosas fontes de sabedoria no nosso cotidiano, sejam em casos pessoais ou profissionais. Todos sabem que devemos guardar as lições que aprendemos durante a vida e nos mergulhos podemos aprender nos divertindo. Entrar no mar não é chegar, cair e pronto, temos que ficar atentos aos ensinamentos que cada situação nos dá. Essas breves palavras trarão lições que deverão ser aprendidas e que vão lhe ajudar a ser uma pessoa melhor. 

1. Seja cortês
Comunique e se relacione com outros mergulhadores com cortesia e educação. Tratar bem as pessoas é importante em qualquer lugar. Se achar algo de outro mergulhador devolva, você deve lutar pelo o que seu, se você perdesse algo ia querer ter de volta. Caso não consiga resolver alguma questão dentro d água vá para a superfície e espere a solução, preocupações secundárias não devem atrapalhar seu mergulho, elas podem por você e terceiros em risco. 

2. Cuide-se
Seja um mergulhador responsável, faça exames médicos regulares. Evite problemas como sedentarismo, obesidade, stress, etc. Diminua a tensão e evite hábitos prejudiciais como fumar e ingestão de álcool. Procure se manter saudável, tenha uma boa dieta, faça exercícios, descanse bem. Cuide-se dentro e fora d’água, você deve isto para você, sua família, seus amigos e sua dupla. Tais cuidados farão de você uma pessoa e um mergulhador melhor. 

3. Estude, seja disciplinado
Mantenha em dias suas habilidades e aptidão específicas ao mergulho. Leia sobre o tema e treine regularmente suas habilidades, fazendo cursos ou nadando com uma máscara, snorkel e nadadeiras. Busque se desenvolver respeitando seus limites, senão dará tudo errado. Não adianta forçar, mesmo querendo sempre ir mais fundo, temos que nos preparar para isso. Com o tempo e seu esforço a vontade de aprender pode ir mais longe e mais fundo. Isso se estende para fora do mundo aquático, aprofunde-se e prepare-se para conquistar novos territórios. 

4. Gerencie o stress
No mar as coisas podem dar errado por diversos motivos. Se você não mantiver a calma, você pode entrar em pânico. Então muita calma nessa hora! O mesmo vale para a vida, diante das maiores decepções ou piores situações, atitudes impulsivas ou desesperadas só pioram as coisas. 

5. Faça o check-list 
O mergulho pede que você mantenha seu equipamento de mergulho em boas condições e em bom funcionamento. Siga os procedimentos adequados tanto montagem, checagem e manutenção. Esteja atento às orientações do seu instrutor ou dive master, se você confia nele (é bom que confie) deve saber que o que ele fala tem um por quê. Os hábitos da checagem fora d’água contribuem para uma vida sem surpresas e constrangimentos. 

6. O negócio é entre você e o sua dupla
Sua dupla pode salvar você de um grande perigo ou vice-versa. Mesmo que não haja amizade, é preciso que exista companheirismo, respeito e sintonia. No seco é a mesma coisa, não se joga sozinho. Saber trabalhar em equipe é fundamental. Esteja disposto a ajudar e ser ajudado. 

7. Mantenha sua flutuabilidade
Uma das primeiras lições que aprendemos no curso básico é respirar adequadamente. O mergulhador com fome de ar exige uma demanda maior e fica em um sobe e desce que o desestabiliza deixando de aproveitar a descida. Evitar a combinação de respiração pesada, curta e rápida diminui seu tempo e qualidade no fundo. Respirar direito tanto na água quanto na vida, diminui a tensão e diminui a ansiedade. 

8. Esteja atento às oportunidades 
Para conseguir aquela viagem perfeita, as fotos ideais, são necessárias inteligência, paciência e perseverança. É preciso saber a importância de cada momento e como agir. Na vida também temos que estar atentos às oportunidades que aparecem. 

9. Seja sincero com seus limites
Não minta nos questionários médicos, nem para os do instrutor e não minta sobre suas limitações, mesmo que momentâneas. O mergulho é uma atividade de risco e somente pessoas em condições devem praticar. O mergulhador dever estar apto a enfrentar condições diferentes daquelas que está habituado. Ao esconder sua verdadeira capacidade física você corre o risco de estragar a sua saída de mergulho ou a de outras pessoas que estão junto a você. Ainda pior, você pode entrar para as estatísticas de acidentes e perdas de vida causadas pela falta de honestidade sobre o seu estado de saúde. Em qualquer momento vale aquele clichê: com saúde não se brinca. 

10. Aproveite o que a natureza oferece para você
Algumas vezes esperamos condições perfeitas, mas encontramos pouca visibilidade e ainda correnteza. Geralmente fechamos a cara e começamos a reclamar. Temos que lembrar que temos oportunidade de dar a volta nas adversidades e aproveitar o que temos. No dia-a-dia é assim, se reclamássemos menos e tentássemos ver o lado bom das coisas seríamos mais felizes. 


Fontes: 
É difícil falar em fontes ou referências, isso que está escrito aqui veio por meio de algumas leituras, conversas, vídeos e, principalmente, observações ao longo do tempo e experiência. Como eu havia dito: basta ficar atento as lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário