O U-2540 agora chamado "Wilhelm Bauer" ancorado em Bremerhafen, Alemanha. |
Nos dias atuais a Alemanha em nada lembra a nação que levou o mundo a duas Guerras Mundiais. Um pais de fato civilizado e respeitoso para com os seus cidadãos mas que não se permite esquecer do passado. Hoje vários museus nos fazem lembrar dos anos difíceis que o mundo viveu durante a II Guerra. A mensagem é clara: vamos lembrar para que não se repita.
Naqueles tempos o mundo submerso era ainda mais misterioso do que hoje. Ser um submarinista era a profissão mais perigosa do mundo pois somente 1 em cada 4 submarinistas alemães retornou para casa após a Guerra. Os outros - cerca de 30 mil - "continuam em patrulha" como se diz no jargão náutico-militar em referencia aqueles que foram sepultados no leito marinho ou que tem seu destino desconhecido.
Hoje é possível conhecer de perto a tecnologia que assustou o mundo nos primeiros anos da década de 40. No norte da Alemanha existem dois submarinos que foram transformados em museus e estão abertos ao publico para que possamos conhecer até onde pode ir a engenhosidade humana quando habilmente motivada.
Apesar do meu fascínio por essas máquinas ter nascido pela fama dos submarinistas alemães a primeira embarcação deste tipo que visitei foi na verdade um submarino norte-americano. O USS Bowfin operou basicamente no Oceano Pacifico e afundou vários navios japoneses durante a Grande Guerra. Atualmente fora transformado em museu e está aberto a visitação no Complexo Histórico de Pearl Harbor em Oahu, Havaí. O sonho de conhecer as máquinas nazistas ficou ainda mais vivo após essa visita.
Museu Técnico do Submarino Wilhelm Bauer |
U-2540
Sala de torpedos de vante |
O primeiro submarino alemão que visitei foi inicialmente concebido no fim do conflito sob a sigla U-2540. Com um design inovador para a época foi o percursor dos submarinos modernos. Antes dele os submarinos eram basicamente navios que podiam "se esconder" abaixo da superfície. Essa nova tecnologia permita que essa embarcação pudesse permanecer semanas ou até meses submerso.
Complexo sistema de controle de lastro |
Entrou em operação nos últimos meses de 1944 mas enquanto sua tripulação era treinada a guerra chegou ao fim antes que pudessem ter "sangue em suas mãos". Em maio de 1945, quando os nazistas assinaram sua rendição o U-2540 estava em operação no Mar do Norte e sua tripulação o afundou para que tal tecnologia não caísse nas mãos do inimigo.
Compartimento para emissão de mergulhador |
Em 1957 foi retirado do fundo do mar em uma complexa operação de resgate e reformado para que servisse de embarcação de treinamento para nova Marinha de Guerra Alemã. O novo submarino entrou em operação em 1960 após longos anos de reparos e reformas sendo batizado "Wilhelm Bauer". Apesar do demorado esforço ficou relativamente poucos anos em serviço até ser descomissionado pela Marinha de Guerra em 1968. Ficou ainda alguns anos como submarino de testes com tripulação civíl até ser vendido com o objetivo de que fosse transformado em museu em 1982.
Hoje o Wihelm Bauer está ancorado em frente ao Museu Naval Alemão em Bremerhafen (que também foi um importante porto e palco de várias batalhas durante a Guerra) e pode ser visitado quase todo o seu interior. Dentro dele destacam-se o torpedo de 9m de comprimento logo na entrada, os espaços diminutos em que viviam seus 52 tripulantes, uma camara para emissão de um mergulhador, equipamentos de escape em emergências e a diminuta cozinha localizada ao lado da central de comando.
O mini-submarino Seehund (Cachorro do Mar) levava apenas dois tripulantes e dois torpedos. |
O Seehund
Outro submarino a mostra no museu em Bremerhafen é o Seehund, um pequeno sub que comportava apenas dois tripulantes e dois torpedos destinado a missões especiais. Este sub está dentro do complexo e foi cortado lateralmente para que possamos visualizar seu interior. Se o espaço para tripulação era pequeno no Wilhelm Bauer, nesse é ainda menor.
O U-995 na praia de Laboe em Kiel, Alemanha |
O U-995
Torreta com armamento anti-aereo |
Outro submarino transformado em museu foi o U-995 tipo VII/C. Esta arma foi comissionada em 1943 e tem nove missões em seu currículo em que foram afundadas ou avariadas seis outras embarcaçoes. Operou basicamente no Oceano Ártico e a maioria de suas vitimas foram navios russos que faziam transporte de suprimentos para União Soviética.
Controle dos lemes de profundidade |
Ao termino da Guerra estava ancorado para reparos e rendeu-se sem maiores dificuldades. Foi entregue para a Marinha de Guerra Norueguesa como indenização de guerra mas só entrou em operação em 1952 quando foi rebatizado "Kaura". Ficou em serviço ate 1965 quando foi permanentemente descomissionado. Em 1971 o Kaura foi vendido para o governo alemão pelo preço simbólico de 1 deustchmark (Marco Alemão, moeda que precedeu o atual Euro) com o compromisso de que fosse transformado em museu o que aconteceu no ano seguinte. Esta embarcação está completamente fora da água em uma praia do Mar Leste chamada Laboe, em Kiel, e pode ser visto externa e internamente. Diferente do U-2540 este submarino possui armamento pesado para repelir ataques aéreos. Por dentro algumas diferenças também são visíveis mas ambos tem incomum o diminuto espaço destinado a tripulação.
A pequena cozinha |
Algumas curiosidades deste submarino: apesar de possuir dois banheiros ao partir em patrulha um deles era transformado em despensa e os seus 50 tripulantes dividiam apenas um toalete. Outro fato curioso é que trata-se de uma embarcação muito parecida com U-997, submarino suspeito de ter transportado Hitler em fuga para a Argentina por vários estudiosos. No litoral cearense existem dois submarinos alemães naufragados e nao localizados. O U-164 e o U-507, este ultimo afundou diversos navios no litoral brasileiro.
Ainda hoje a industria bélica se empenha na construção de máquinas engenhosas que objetivam a destruição, é a mesma industria que elege presidentes e promove a morte com a desculpa de manter a paz. Que sirva o aprendizado.
Veja como é por dentro do U-995!
Fontes
U-Boats - Mergulhando na Historia, de Nestor Magalhaes
Operação Ultra Mar Sul, de Juan Salinas e Carlos de Napoli
The U-Boat "Wilhelm Bauer" Technology Museum - Information Sumary
Nenhum comentário:
Postar um comentário