quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O que são Algas Urtigantes?

Por João Ravelly

Diversidade de Cnidários.
O filo Cnidaria corresponde ao grupo que engloba as conhecidas “Algas urticantes”, as hidras, as caravelas portuguesas, os corais, as anêmonas e as águas-vivas. São animais aquáticos com dez mil espécies marinhas e cerca de vinte espécies representantes de água doce; destes, quatrocentos e setenta marinhos e somente sete de água doce são encontrados no Brasil.

 Apresentam duas formas corporais típicas: Pólipo e Medusa. Os Pólipos são tubulares, possuem boca cercada por tentáculos, podendo ser solitários ou viver em colônias e são os organismos sésseis. Enquanto que as Medusas apresentam forma que se assemelha a um sino, com tentáculos, possuindo capacidade de locomoção ao impulsionar a água do meio para mover seu corpo lentamente, como vemos em águas-vivas. Grande parte dos cnidários possui muda entre medusa e pólipo durante seu desenvolvimento, sendo uma dessas formas dominante.


Descrição
Formas de Pólipo e Medusa.
Seu nome deriva do grego (Knide = irritante), são animais que apresentam uma estrutura chamada de ‘Cnidócito’ que corresponde a uma cápsula que armazena um filamento chamado de ‘Nematocisto’. No nematocisto encontra-se uma substancia que gera irritação quando em contato com a pele. O cnidócito é acionado rapidamente por contato, sendo caracterizado como uma estrutura de defesa do animal, podendo estar relacionado também com a captura de alimento quando apresenta substância adesiva ao invés de urticante.

Cnidócito acionado ao ser pressionado
e liberando substância urticante.
São animais relativamente simples, mas não podemos desvalorizá-los, pois apresentam um sistema nervoso difuso em todo seu corpo com estruturas sensoriais para percepção do meio, como Estatocistos, responsáveis por manutenção do equilíbrio, e Ocelos, estruturas fotossensíveis. Apresentam também sistema muscular com duas camadas de fibras musculares que são importantes para movimentação do indivíduo. Quanto à reprodução eles podem se reproduzir a partir da produção de gametas que podem ser liberados na coluna d’água ou por meio de brotamento, quando o indivíduo gera uma cópia de si em seu próprio corpo para depois liberar.

Esse filo apresenta uma grande diversidade de representantes, sendo subdividido em cinco outros grupos menores, a saber: Hydrozoa, que corresponde às hidras e caravelas; Scyphozoa, correspondendo as grandes medusas/águas-vivas; Antozoa, os corais e as anêmonas do mar; Staurozoa, as medusas que possuem pedúnculo, e Cubozoa, as águas-vivas normais.

Diversidade de Cnidários. Os dois da margem superior são comuns no litoral cearense.

Os cnidários são carnívoros e se alimentam de pequenos outros animais presentes na água, podendo ser peixes, pequenos mariscos; de forma que usam os tentáculos para captá-los e introduzi-los em sua cavidade gástrica para que ocorra a digestão.

Alguns animais utilizam pólipos sésseis de cnidários para defesa, colocando-os sobre si mesmo para evitar que predadores os ataquem, em troca os pólipos são deslocados de um lugar para outro. Outros, como o conhecido Peixe-Palhaço, se protegem entre os tentáculos das anêmonas, enquanto as protege do peixe-borboleta.

Acidentes e Primeiros Socorros
Anualmente ocorrem diversos acidentes envolvendo cnidários. Parte deles é por falta de informação. Muitas pessoas não sabem que os tentáculos de águas-vivas e caravelas podem ser maiores que o próprio animal, ou mesmo não sabem identificar um cnidário e acabam tocando em um animal colorido e se machucando gravemente.

Em caso de acidentes com cnidários recomenda-se lavar com água do mar e/ou realizar compressas com água do mar preferencialmente gelada; não utilizar água-doce, pois a mesma provoca o disparo dos nematocistos ainda aderidos ao corpo; retirar cuidadosamente com o auxílio de algum objeto os pedaços dos tentáculos se ainda estiverem aderidos ao corpo, nunca diretamente com a mão, evitando pressioná-los; aplicar vinagre, pois aliviará as dores e a inflamação, além de inativar a toxina residual dos nematocistos ainda não disparados, e nunca lave a área atingida com urina!

É importante entender que os cnidários apresentam grande papel para o ecossistema aquático, seja marinho ou de água doce, principalmente por suas relações com outros indivíduos; e que apenas se defendem ao contato, por isso é importante evitar tocar indiscriminadamente em qualquer coisa que vemos no mar, lembre-se: os animais mais perigosos tendem a ser bonitinhos e coloridinhos ou feiosos e com cores vibrantes.
Medusa com longos tentáculos.
Caravela-Portuguesa na água com tentáculos submersos. 
Caravela-Portuguesa encalhada na areia. (Atenção: mesmo que o animal esteja aparentando estar morto, não entre em contato pois sei cnidócitos ainda podem estar carregados)
Coral em desenvolvimento.
Diversidade de Cnidários: hidrozoa marinho.
Diversidade de Cnidários: Hydra fusca.
Diversidade de Cnidários: Hydra litorallis.
Octocorallia, tipo de cnidário, no porto do pecém.

Nota do Editor
São muitas vezes confundidos com algas visto que algumas espécies de vida séssil possuem forma semelhante às algas marinhas. Cnidários urtigantes séssis são observados em todo o litoral cearense sendo muito comuns em naufrágios. No entanto, quando a vítima não é alergica o efeito da peçonha é passageiro.

Fontes:
Livro - Zoologia dos Invertebrados Barnes, Robert D. - Ruppert, Edward E. - Fox, Richard S.;
*As imagens e vídeos foram retirados da internet e todos os direitos devem ser atribuídos à seus idealizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário