terça-feira, 13 de outubro de 2015

Hipotermia no Mergulho: como evitar

Mergulhadores com roupa de exposição seca
Quando mergulhamos, nosso corpo fica em contato direto com a água e o alto calor específico desse líquido permite que ele possa ceder ou absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico, devido a essa característica, a água absorve calor cerca de 20 vezes mais rápido que o ar na mesma temperatura. Isso significa que o seu corpo pode esfriar rapidamente mesmo em águas com temperaturas tão quentes quanto 30°C/86°F.

Sem uma roupa de exposição adequada, seu corpo esfriará depois de algum tempo, embora você possa permanecer confortável tempo o suficiente para aproveitar um mergulho.

Se o seu corpo esfria deliberadamente, você está com hipotermia. A hipotermia é a perda de temperatura corporal e acontece quando a temperatura normal do seu corpo, que é 37°C/98.6°F, fica a uma temperatura inferior a 35°C/97°F e acarreta em uma alteração no seu metabolismo.

Para permanecer confortavelmente aquecido e evitar uma hipotermia enquanto mergulha, você deve escolher uma roupa de exposição adequada para o ambiente que deseja mergulhar - uma roupa úmida ou seca - para isolar termicamente o seu corpo.

A hipotermia pode ser classificada em três tipos: crônica, subaguda e aguda.
A crônica é comumente causada por uma enfermidade como um resfriado e em situações como essas, você não está apto ao mergulho.
A subaguda acontece em escala de horas, comumente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo.
A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo, se uma pessoa for mergulhar sem uma roupa adequada em águas muito frias.


Os sintomas de um quadro de hipotermia:

Inicialmente
Sensação de frio
Espasmos musculares 
As extremidades do corpo apresentam tonalidade cinzenta ou levemente roxeada
Confusão mental 

Casos intermediários
Sonolência
Rigidez muscular
Alterações na memória e na fala 

Casos críticos
Imobilidade ou inconsciência 
Dilatação das pupilas 
Diminuição da frequência cardíaca

Mergulho com roupa de exposição úmida
Geralmente, você precisa de uma roupa de exposição quando mergulha em águas com temperaturas inferiores à 24°C/75°F, mas mesmo em águas mais quentes, a maioria dos mergulhadores ainda usa uma roupa de exposição para um maior conforto. No Ceará a temperatura média da água fica entre 26°C e 28°C o ano inteiro nos permitindo mergulhos bem a vontade com relação a temperatura.

As roupas secas fornecem o melhor isolamento térmico. Você as usa para mergulhos em águas frias ou mais longos, pois como diz o nome, o seu corpo fica totalmente seco devido ao espaço aéreo que existe dentro da vestimenta.

Mas para utilizar uma roupa seca é necessário treinamento apropriado, pois ela interfere na sua flutuabilidade e você precisa equalizar este espaço aéreo durante a descida e liberar esse ar durante a subida, sendo a roupa ligada ao seu regulador por uma mangueira de inflagem.

Mergulho com roupa de exposição úmida
As roupas úmidas são mais simples mas contemplam uma maior amplitude de temperaturas, porque você pode escolher espessuras diferentes e estilos que cobrem mais ou menos partes do seu corpo. O isolamento térmico dessas roupas é feito por uma espuma de neoprene na qual a água penetra e fica aprisionada entre a sua pele e a espuma. O seu corpo aquece rapidamente a água aprisionada e o neoprene desacelera enormemente a perda de calor.

Antes de usar uma roupa úmida você tem que ter certeza de que está no tamanho adequado para você, pois se estiver folgada ela não servirá como isolante térmico, pois a água não ficará aprisionada entre a sua pele e a espuma de neoprene, mas também deve se certificar de que a roupa não está apertada, pois um roupa pequena para o seu corpo será desconfortável e você não vai aproveitar tão bem o mergulho.

Contudo, se mesmo com a roupa de exposição você estiver apresentando os sintomas de hipotermia, saia imediatamente da água, se seque e busque se aquecer. Você mergulha para se divertir, não para arriscar a sua vida.


Referências

3 comentários: