sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Lançamento do "Atlas de Naufrágios do Ceará" e o documentário "Naufrágio Amazônia e o Resgate dos Cristais"


Amigos,

É com enorme prazer que os convidamos a participar deste grande evento do mergulho e da história cearense. Dez anos de pesquisas e mergulhos em naufrágios resultaram no Atlas de Naufrágios do Ceará por Marcus Davis e Augusto César Bastos. Resgatamos para vocês histórias fantásticas que aconteceram aqui em nossos mares!

No Atlas de Naufrágios do Ceará você irá encontrar histórias de naufrágios ícones do litoral cearense, muitas vezes tragédias marcantes com perda de vidas humanas mas que foram há muito tempo esquecidas. Homenageamos as vítimas desses acidentes lembrando-as através deste livro com imagens de época e fotos impressionantes de navios que atualmente estão no fundo do mar colonizados pela exuberância da vida subaquática.

Autores convidados provenientes de instituições como o Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha colaboraram com textos técnicos de diversas áreas relacionadas ao mergulho e à pesquisa de naufrágios.

Também listamos todos os cerca de cem naufrágios conhecidos que ocorreram do Estado. Alguns com dados precisos como data do afundamento e localização por coordenadas geográficas estão listados em um mapa. Mas outros mesmo que uma vez tenham sido estruturas grandiosas da engenharia naval, permanecem anônimos sob os verdes mares cearenses.

Ainda no livro convidamos o leitor leigo para conhecer melhor os navios e naufrágios através do Manual de Reconhecimento de Partes e Peças de Naufrágios com fotos de navios museus espalhados pelo mundo, ou com imagens das peças ainda submersas. Para o leitor mergulhador esta seção torna-se um manual para auxilia-lo a entender melhor essas grandes estruturas submersas e como reconhece-las após anos no mar e assim orientar-se melhor durante seus mergulhos.

Junto com o atlas lançaremos o documentário "Naufrágio Amazônia e o Resgate dos Cristais" um trabalho conjunto do documentarista Roberto Bonfim sobre um naufrágio ícone na história de Fortaleza! 

Ainda no evento nos deslumbraremos com a exposição do fotógrafo cearense Ruver Bandeira com imagens incríveis do mundo subaquático e seus habitantes!

Venha participar desse grande evento da cultura marítima cearense! Um convite especial aos alunos do Clube de Mergulho Mar do Ceará que acreditam em nosso trabalho e fazem parte dessa história. Sua presença é fundamental pois cada um de vocês faz parte deste trabalho!


Livraria Cultura
Av. Dom Luís, 1010 - Shopping Varanda Mall
03 de dezembro de 2015 às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário