segunda-feira, 9 de maio de 2016

Projeto Tamar: mais de 30 anos cuidando das nossas tartarugas marinhas!

As tartarugas encontradas são medidas, pesadas, fotografadas e marcadas pelos profissionais do Projeto Tamar.
O Projeto Tamar, criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, atual Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, é um projeto que visa a preservação de tartarugas marinhas. Tamar tem origem de Tartaruga Marinha e atua em pesquisas, monitoramentos, educação socioambiental.

Estagiária do Projeto fixando a etiqueta de marcação. Parte do trabalho do Tamar é identificar as tartarugas encontradas

Tartaruga-Oliva.
Hoje seu reconhecimento é internacional como uma bem sucedida experiência de conservação marinha e é usada como modelo para outros países, principalmente pelo fato de envolver as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

O Projeto Tamar atua em nove estados brasileiros, percorrendo mais de 1.000 km de áreas costeiras visando a preservação de áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de cinco espécies de tartarugas que ocorrem em nosso país (Tartaruga-cabeçuda, Tartaruga-verde, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-de-couro e  Tartaruga-oliva).

Tartaruga-Cabeçuda.
Hoje a expressão Tamar passou a designar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas, atuando em cooperação entre o Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente, e a Fundação Pró-Tamar, instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal desde 1996.
Tartaruga-de-Couro ou Gigante.
Além do trabalho direto com as tartarugas marinhas, o projeto visa a conscientização ambiental para somar forças em seu trabalho. A responsabilidade social também é levada em consideração, principalmente na geração de emprego e renda para a população que participa em suas ações ou na confecção de artesanato que é vendido pela loja do projeto.

Com o uso de tecnologia, o Projeto Tamar, fazendo uso de localizadores via satélite, monitora as rotas de tartarugas de 2001 e seus resultados são voltados para entender o processo de migração e deslocamento natural delas, concluindo, recentemente, que as tartarugas são riqueza internacional, uma vez que elas percorrem mares de países dos continentes Africano e Americano, sendo necessário uma cooperação internacional na preservação de recurso natural.

No Ceará o Projeto Tamar possui sede na praia de Almofala, no município de Itarema, 190 km de Fortaleza, em uma comunidade indígena, considerada como último reduto dos Tremembé no litoral oeste do Ceará. O projeto monitora  40km de praias, além de locais de desembarque, venda de peixes e mercados públicos.

Pesagem de uma das três
tartarugas encontradas
As tartarugas encontradas nos currais de pesca da região são recolhidas pelo Tamar para reabilitação ou apenas para marcação, coleta de dados, etc. Acompanhamos o trabalho desses profissionais em Itarema, CE.

No estado a Tartaruga-Verde é o centro das atenções, pois elas comumente sofrem com as pescas irregulares ou utilizando equipamentos e técnicas que prejudicam a tartaruga, como redes, currais e caçoeiras.

Portanto é importante que estejamos ciente de projetos que visam a preservação dos ecossistemas naturais, uma vez que eles são nosso principal ambiente de diversão, além do fato de serem fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

Acompanhamos o trabalho desses profissionais em Itarema


Referências:
http://www.projetotamar.org.br/index.php;
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-tartarugas/livro_tartarugas.pdf;

3 comentários:

  1. Obrigado a equipe Mar do Ceara pelo excelente reporte sobre as atividades do Projeto TAMAR. Abraço do Coordenador Regional TAMAR Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a equipe Mar do Ceara pelo excelente reporte sobre as atividades do Projeto TAMAR. Abraço do Coordenador Regional TAMAR Eduardo

    ResponderExcluir
  3. É isso aí.. eles fazem um bom trabalho no nosso litoral cearense. temos que apoiar e incentivar seu trabalho, não só com o animal, mas com as comunidades locais. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir