quarta-feira, 4 de maio de 2016

"Quero mergulhar, mas sou míope!": Máscara com Grau pode resolver

Não só a miopia, mas a hipermetropia e o astigmatismo são condições de visão cada vez mais comuns e não é muito difícil encontrar alguém que use óculos. Hoje, com ajuda do avanço tecnológico na produção de lentes, não é muito difícil a produção de lentes que auxiliem na correção dessas condições para o dia a dia.

A necessidade do uso de óculos.

Óculos e lentes de contato são facilmente adquiridos para serem usadas em todas as ocasiões, mas será que podem ser usados em mergulho? Bem, os óculos ficam difíceis de usar por baixo da máscara de mergulho, mas e as lentes de contato?

As lentes de contato não são muito recomendadas para mergulhos pelos riscos que envolvem seu uso. O principal é um alagamento acidental da máscara de mergulho, podendo aumentando as chances de perder a lente e ter que interromper o mergulho devido a incapacidade de visualização embaixo d'água. Outro risco é a maior chance de contaminação da lente por bactérias que possam se alojar na lente e gerar infecções oculares.
O uso de lentes de contato.
Quem usa lentes de contato sabe dos desafios diário quanto o assunto é manuseio e higienização delas, uma vez que, se elas entram em contato com algum líquido que não seja a solução fisiológica própria, as lentes podem estragar, comprometendo seu uso.

Para se ter uma noção, a concentração de sais das soluções próprias para lavagem de lentes de contato é cerca de 0,9%, enquanto que a água do mar possui uma média de 3,5% e a água dita 'doce', entre 0,4 e 0,5%. Essas concentrações de sais, tanto da água doce, quanto da salgada, geraria problemas na lente.

 Então quem tem condições especiais de visão não pode mergulhar? Sim, elas podem sim! Pequenos valores de grau podem ser corrigidos pela própria água e pelo "grau" do material em que a máscara é feito, principalmente nos casos leves de hipermetropia. Mas, e se o grau for maior, tem como mergulhar? Sim! Com máscaras de mergulho com grau! Isso mesmo. Lembra sobre o avanço tecnológico na fabricação de lentes? Então, esses avanços também chegam ao mergulho e há óticas especializadas na produção de lentes para serem adaptadas em máscaras de mergulho.

Máscara de mergulho adaptada com grau.
Mas essas adaptações podem não estar acessíveis financeiramente, mas que é vantajoso, é! A ótica Santista Class Optica é tradicional e experiente na fabricação de lentes adaptadas à mascaras de mergulho. A loja é sediada em São Paulo e foi com o responsável técnico Márcio Garcia Groegel que esclarecemos nossas dúvidas. 

E aí? Como ocorrem a adaptação das lentes?
"A adaptação de lentes corretivas em máscaras de mergulho é um trabalho artesanal e que envolve vários fatores para o sucesso do serviço e consequentemente de uma boa visão subaquática. Atualmente o mercado só fabrica blocos de cristal com diâmetro de 65 milímetros e ainda assim é difícil encontrar, pois esse material esta caindo em desuso, por essa razão as máscaras mais indicadas são as com desenho de olho pequeno, como por exemplo a Omer Bandit."

Modelo mais indicado para o
processo de adaptação.

O que é preciso saber além disso?
"Ainda que o olho da máscara seja pequeno, dependerá muito da distância pupilar do usuário, para saber se a lente corretiva irá cobrir toda a lente da máscara. Outro detalhe é a correção do usuário. Dependerá da receita , saber se é possível ou não fazer o serviço."

Como é feita a lente?
"Nós precisamos fazer uma lente a partir de um bloco bruto de cristal, aonde deixamos uma face da lente plana, para posteriormente fundir essa ao vidro original da máscara. Para um óculos, é diferente, pois a lente possui geralmente as duas faces curvas."

E quanto aos custos e tempo de serviço?

Formato das lentes: plana de um 
lado, curva de outro.
"O valor de um par de lentes em cristal highlite, monofocal é de R$ 380,00. Eu costumo pedir 20 dias de prazo para fazer, pois como comentei anteriormente, é um serviço que está em desuso e preciso parar tudo que estou fazendo para me dedicar somente a esse par de lentes de cristal. Muitas vezes as lentes quebram e precisamos recomeçar do zero todo o processo. Se existir correção para longe e para perto, daí terei que fazer 2 pares de lentes...continuaremos tendo dois focos (bifocal), mas neste caso o valor seria de R$ 760,00, pois precisarei de dois pares de lentes para neutralizar os 'vícios' refrativos do usuário."

Lentes e máscaras em adaptação.

Certo! O que preciso mandar para ter minha máscara adaptada?

"Sempre oriento os clientes, a adquirirem a máscara e, antes de nos enviar, efetuar a marcação de forma correta, da distância pupilar. Com essa informação realizamos algumas ponderações aqui na empresa, pois quando mergulhamos, não estamos na posição ereta...geralmente estamos 'deitados' e muitas vezes olhando pra cima (quando descemos), o que foge muito da nossa maneira de se locomover em terra, onde olhamos sempre pra frente e baixo... É possível ainda fazer correção somente para perto, no caso adicionamos duas películas na parte inferior do vidro da mascara, fazendo uma lente bifocal. Lembro sempre que, cada caso é um caso..."

Então, suas dúvidas foram esclarecidas? Já está pronto para investir em uma máscara de mergulho adaptada e deslumbrar de todas as belezas do Mergulho no Mar do Ceará?
Processo de adaptação: lentes
em montagem na máscara.

Agradecimentos:
Ao responsável técnico da Santista Class Optica, Márcio Garcia Groegel, pela disponibilidade em esclarecer os questionamentos e disponibilizar as imagens das máscaras e montagem. A ótica possui site próprio e responde às dúvidas e pedidos por meio dos contatos disponíveis em seu site.

Referências Fotográficas
Lente: http://imguol.com/2013/01/17/o-estudante-de-fisica-renato-amaro-golin-21-que-usou-lentes-de-contato-validas-por-um-ano-dos-12-aos-17-anos-1358436813661_1024x768.jpg;


Óculos: https://3.bp.blogspot.com/_8xwfILl9yKM/So71zwuTRCI/AAAAAAAAEJ4/WNQ2uGAumY0/s320/u0005230big.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário