sexta-feira, 15 de junho de 2018

Um breve relato da mareação ao longo da história

Um trirreme, antiga embarcação grega.
Fonte: Wikipedia

Alguns posts atrás falamos sobre o que é a mareação ou o enjoo que se sente quando embarcado e como se prevenir ou lidar com esse desconforto. Se você não leu ainda, clique AQUI para saber do que se trata.

Uma coisa muito comum numa embarcação é as pessoas mareadas se sentirem desanimadas. Muitas desistem de mergulhar se for o caso de estarem embarcadas para o mergulho. Se for somente um passeio de barco durante as férias, podem mal dizer as férias inteiras por conta desse desconforto. Mas o que pouca gente sabe é que a História está cheia de personagens ilustres que ficavam mareados. A “mareação” é tão antiga quanto o barco (ou embarcações de um modo geral) e seus relatos quase tão antigos quanto a escrita. Textos chineses e indianos antigos já traziam até remédios (o gengibre) para esse "mal".

Marinheiros e viajantes têm  sofrido com enjoo causado pelo movimento desde tempos remotos. A mareação é frequentemente mencionada em textos antigos romanos e gregos. Hipócrates, o antigo médico grego, considerado pai da medicina, escreveu sobre a condição. Cícero, importante filósofo romano, ficava feliz se pudesse evitar uma viagem longa. E o pobre Sêneca, um dos mais célebres intelectuais romanos, sofria tanto que ficava numa situação de “não aguento mais”. Horácio, poeta e filósofo romano, escreveu que a mareação era um igualador social: abundância não protege ninguém e os ricos sofrem tanto quanto os homens pobres. Nos registros das campanhas militares de Júlio Cesar, ditador romano, há histórias de recrutas vomitando e até cavalos mareados.
Hipócrates, médico grego.
Fonte: https://www.biography.com/people/hippocrates-082216

A mareação tem tido um papel importante na história. Não surpreendentemente há vários heróis e pessoas famosas entre os grandes mareadores. É muito difícil encontrar alguém que nunca ficou mareado. Praticamente todo mundo mareia. É uma reação natural ao movimento do barco (ou embarcação).

Durante as viagens da Idade Média, a mareação era um problema constante. Colombo e seus homens foram afetados. A mareação inclusive teve papel importante na vitória da Inglaterra sobre a Armada Espanhola em 1588. O almirante no comando da Armada era o Duque de Medina Sidonia, um general militar que passou pouco tempo no mar. Ele sofreu severa mareação e isso, associado a golpes de má sorte, foram o desastre para a Espanha.

Os escravos levados da África sofriam de mareação e esta estava entre alguns dos horrores aos quais eles tinham que sobreviver. Pode-se até pensar que marinheiros estejam imunes, mas um surpreendente número de homens da marinha sofriam de mareação. Esses relatos, inclusive, são frequentemente mencionado em registros navais históricos do século XVIII e XIX. Até o Almirante Nelson, o herói da marinha britânica durante as guerras napoleônicas, que começou a ir para o mar aos 12 anos sofria gravemente. Diz-se que ele nunca superou a mareação e que se sentia miserável durante a primeira parte (os primeiros dias) de todas as viagens. Até Charles Darwin, autor de A Origem das Espécies, sofreu bastante a bordo do Beagle.
O navio Beagle, que levou a bordo Charles Darwin durante o período em que coletava informação para elaborar a teoria de evolução.
Fonte: http://www.genesispark.com/wp-content/uploads/2017/04/HMS-Beagle.jpg

Toda ideia romantizada que temos das grandes travessias durante a ocupação das Américas, as próprias viagens de Charles Darwin e quantas mais você quiser imaginar, pode-se acrescentar um toque de desconforto e mareação a cada uma delas. Pode não servir de consolo, mas saber que isso não impediu grandes homens de grandes feitos pode te ajudar a encarar a próxima situação de mareação com mais ânimo. Ou pelo menos, um pouco mais de vontade de persistir e fazer o que quer que você tenha se proposto a fazer estando embarcado.

Fonte:
http://www.bbc.com/future/story/20160818-how-do-you-beat-seasickness
http://www.motion-sickness-guru.com/a-brief-history-of-motion-sickness.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário