terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mergulho em Fortaleza - Naufrágio do Titanzinho

Sábado de manhã, vento brando e mar calmo. Entre nós, uma turma de avançado da Island Diving e mergulhadores de todos os lugares do Brasil e do mundo. Com o barco lotado saímos as 7:00 do Porto do Mucuripe com destino ao Naufrágio do Titanzinho para fazermos dois mergulhos.
O Navio do Titanzinho ou Naufrágio do Titazim recebeu este nome por sua localização. O Naufrágio aconteceu a 4 quilômetros de distancia de um paredão de pedras chamado Titanzinho. Esse paredão foi assim batizado porque abrigava um guindaste da marca Titan. O guindaste se foi e o nome ficou batizando esta formação de pedras.
O Navio do Titanzinho era, na verdade, um barco de pesca com cabine na proa feito de aço com uns 8 metros de comprimento e uns 3 de largura. Segundo pescadores da Praia do Mucuripe a embarcaçao chamava-se "Marajó" e afundou em agosto de 1986. Segundo contam, a embarcação deixara o Porto para colocar manzuás (armadilhas artesanais para a pesca da lagostas) em frente a uma praia chamada Porto das Dunas, a leste de Fortaleza. Devido a má distribuição da carga a embarcação não conseguiu enfrentar o mar de agosto: por volta das 9:00 horas da manhã o barco entrou em um "buraco de mar" e não mais saiu. Não houveram vítimas fatais.

A navegação até o ponto foi tranquila e a água azul escuro prometia um mergulho com excelente visibilidade. E foi o que aconteceu, após amarrar o cabo no naufrágio comemoramos os 10 metros de visibilidade. O naufrágio estava como sempre, repleto de vida marinha. Os sargos de beiço guardavam o naufrágio com sua indiferença e as vezes ignorância com os mergulhadores. Ignorância por que quando tentamos observar dentro dos porões levamos "esbarrões" desses peixes! Após o pequeno sustos muitas gargalhadas! Já os robalos são mais curiosos, peixes de 4 a 6 quilos se aproximam para nos observar. Moréias e pequenos lagostins também são observados.

O primeiro mergulho foi tranquilo apesar de ser possível observar a excitação nos mergulhadores a medida que desciam pelo cabo e chegavam ao fundo. Muitos flash e curtos 25 minutos depois o grupo começou a emergir. Todos viram os lagostins, algums viram as moréias e todos tiraram fotos com os xilas! Foi muito bacana!

Fizemos um breve intervalo de superfície onde foi servido um lanche: sanduíches, doce de goiaba e melancia para acalmar os estomagos e nos preparar para a segunda imersão.
O segundo mergulho foi ainda mais tranquilo. Curtimos o naufrágio e nos afastamos um pouco a procura de formações rochosas ou marambáias (recifes artificiais feitos por pescadores) que guardassem mais vida marinha. Saímos contra a correnteza que nos trouxe de volta em um pequeno drift! Foi show!!

Após subirmos a bordo muito papo de mergulho nos 40 minutos que levamos de volta ao porto!






Fontes:
- Entrevista com 'Tunico', pescador, 61 anos em setembro de 2009.
- Marcus Davis (Fotosub)

2 comentários:

  1. Estou querendo fazer o curso de mergulho e gostaria de saber quanto sai um passeio desses e com que frequência fazem.

    Por favor me enviem um e-mail com informações.

    fabioaguiar@outlook.com

    ResponderExcluir