quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Navio fabricado no Ceará é entregue a Marinha de Guerra do Brasil

(Navio Patrulha Macaé, fabricação Cearense)

O Industria Naval do Ceará entregou no último dia 09 de dezembro um navio que fará parte da frota da Marinha de Guerra Brasileira. O navio-patrulha Macaé foi um primeiro de uma série de seis, desses dois foram encomendados à Inace e outros quatro serão fabricados pelo Eisa, no Rio de Janeiro. O navio começou a ser construído há três anos e tem 54 metros de comprimento por oito de largura, sua velocidade máxima é de 21 nós. Entre os armamentos estão um canhão de 40 mm L70 e duas metralhadoras 20 mm GAM B-01.

A Armada abriu outra licitação do tipo carta-convite para fazer mais quatro navios, até 2012, também do tipo patrulha. A compra do navio-patrulha faz parte do Programa de Reaparelhamento da Marinha. De acordo com o comandante da Armada, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, a Marinha hoje tem 29 embarcações similares e a meta é adquirir outras 27, até 2030, seguindo as diretrizes da reestruturação. O navio será encaminhado ao Grupamento Naval do Sudeste, sediado no Rio de Janeiro e fará vigília das áreas destinadas à exploração de petróleo - inclusive do pré-sal. Ao todo, a frota da Marinha do Brasil tem 100 embarcações.

O projeto é baseado no aperfeiçoamento do navio françês Classe Vigilante 400CL54. O Macaé foi incorporado a armada no dia 09 de dezembro de 2009 em solenidade realizada no estaleiro.

O Macau é o segundo navio patrulha que está sendo fabricado pela Inace, tem previsão de entrega para maio próximo. De acordo ainda com a Armada, as embarcações, em média, custaram R$ 65 milhões. O perfil dos equipamentos é de patrulha naval e, ainda, socorro e salvamento. "O petróleo faz parte das nossas preocupações. Temos muitas riquezas, como o gás. E 95% do nosso comércio exterior é pelo mar".

Curiosamente Macau é o nome de um navio cargueiro afundado no litoral leste do Estado desde 22 de dezembro de 1961.


Fontes:

Foto:
Alex Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário