quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Todo dia é Dia de Limpeza de Praias!



(Thiago Magalhães fazendo sua parte, recolhendo uma tampinha de plástico da praia.)

"Começou um incêndio na floresta. 
Todos os animais fugiam desesperados quando o leão notou que o beija-flor ia na direção errada e perguntou:
- Beija-flor o que voce esta fazendo? Salve-se!
- Estou levando um pouco de água - no bico - para ajudar a apagar o fogo!
- Mas voce não vai conseguir apagar sozinho, Beija-flor!
- Sei que não vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte!"

Todo dia é dia de limpeza de praias! Todo dia é dia de fazer a sua parte!

É através dessa filosofia que a equipe do Mar do Ceará faz sua parte. Mesmo nos momentos de lazer podemos contribuir para a limpeza do meio ambiente. Se cada pessoa que fosse a praia não sujasse e ainda retirasse um pequeno saco com resíduos recolhidos na areia, nossas praias seriam muito mais limpas.


Durante uma breve caminhada em uma praia do litoral leste encontramos na areia uma quantidade absurda de lixo, cuja a maior parte era composta por resíduos plásticos. Pela quantidade encontrada não fica difícil imaginarmos que um dia teremos praias inteiras de plástico! Possivelmente nossos netos ou bisnetos não brincarão em praias como conhecemos: ao invés da areia comum, teremos praias com areia de plastico! Faz medo, mas se pensarmos que todo esse plástico descartado agora vai se fragmentar e ficar na areia por centenas de anos até se decompor totalmente, e como a população mundial tende a aumentar... se não nos conscientizarmos é apenas uma questão de tempo. São os restos de sacolas, embalagens, recipientes, garrafas pet, tampinhas diversas, restos de cordas, resíduos de pesca... 

Siri usou um recipiente de plástico para compor sua morada
É triste quando observamos a vida marinha interagindo com o lixo. Em um dos casos, o melhor, observamos um siri usando recipientes de plástico para proteger a entrada de sua toca. Em casos mais graves aves, tartarugas e peixes comem tampinhas, pedaçinhos de isopôr, sacos plástico que se confundem com algas marinhas, terminam tornando-se parte da dieta desses animais e como não conseguem digerir esses materiais vão se acumulam em seu estômago ou intestino provocando sua morte.

Lixo Recolhido por 02 pessoas em 3 horas de coleta
Sei que é clichê, mas se cada um de nós fizermos nossa parte teremos um mundo melhor. Não podemos esperar temos que preservar agora. Tudo bem, não precisar tornar-se um "ecochato", mas ao invés de jogar futebol com seus filhos no domingo de praia, por que não fazer uma gincana cujo tema seria "Coleta de Plástico", ou "Gincana da Praia", etc, cujo objetivo seria coletar a maior quantidade, ou mais tampinhas, mais garrafas, o lixo mais "exótico"... tenho certeza que todos vão se divertir e o meio ambiente vai agradecer ou melhor... seus filhos, seus netos e as tartarugas vão agradecer!

Todo dia é dia de limpeza de praias!



Nenhum comentário:

Postar um comentário