terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Clean Up Day do Mar do Ceará foi um sucesso!


Continuando os trabalhos iniciados no ano passado com o Clean Up Day no dia 18 de setembro de 2010, neste ano realizamos um outro Clean Up na mesma praia mas no dia 17 de setembro. Tomamos parte da iniciativa global realizada pela com a organização não governamental "Clean Up The World" que promove todos os anos, sempre no terceiro fim de semana de setembro, uma ação de limpeza de praias, rios, lagoas e ambientes costeiros em todo o mundo. 

São cerca de 35 milhões de voluntários realizando ações ambientais e de conscientização em mais de 130 países e o Mar do Ceará também colaborou! Nos encontramos na Praia do Aterro as 8:00 da manhã, o evento contou com a participação de cerca de 20 mergulhadores e 30 voluntários que coletaram o lixo no mar e na praia. Do fundo do mar foram retirado cerca de 50 kg de resíduos sólidos. Os mergulhadores encontraram muita dificuldade em localizar o lixo visto que a visibilidade no local estava cerca de 0,5m. Já os voluntários de praia percorreram toda a praia do Aterro e fizeram uma verdadeira faxina! Orientados a retirar tudo o que não fosse do ambiente nada foi poupado: bitucas de cigarro, copos de plástico, garras pet, até roupas íntimas foram encontradas em nossas praias! Cerca de 250 kg de lixo foram retirados da Praia do Aterro! 
Foto: Ruver Bandeira

Outra equipe também realizou uma ação de conscientização distribuindo 300 "kits de conscientização": lixeiro para automóvel, revistinha infantil e folhetos informativos, cedidos pelo COPAM e ECOFOR. O evento contou com os seguinte apoiadores/patrocinadores: 
  • Chamonix Colchões - http://www.chamonixcolchoes.com.br/
  • Dr. Alexandre Martorano – Reabilitação Oral – http://www.alexandremartorano.com
  • Aguiar, Veras e Mazargão Advogados Associados -http://www.verasadvocacia.com.br
  • Alpha industrial - Tenda e água mineral
  • ECOFOR – material de coleta, material educativo e caminhão para coleta do lixo.
  • CONPAM/SEMACE – material de coleta seletiva, material educativo e camisetas.
  • CORPO DE BOMBEIROS – 2 salva-vidas de apoio.
  • Ruver Bandeira - fotografia

Foto: Ruver Bandeira

O nosso planeta agradece!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário