quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma Coincidência: Dois navios da Segunda Guerra naufragados no Ceará!

Um LST e um LCT da II Guerra, ambos naufragados no Ceará. Imagem ilustrativa.
É de conhecimento comum que vários navios de diversas nacionalidades naufragaram em nosso litoral durante a Segunda Guerra Mundial. O fato curioso é algo que aconteceu em nossos mares após a Guerra. Para entendermos melhor vamos primeiro a um pouco de história...

O intenso esforço de guerra acelerou a produção industrial em todo o mundo. Armas, munições, tanques, aviões e, principalmente, navios eram extremamente necessários para vencer. Como maioria do transporte em larga escala e por grandes distâncias era feita através dos mares, milhares de embarcações foram construídas com os mais variados propósitos: transporte, combate, desembarque, etc. A intensa expansão industrial produziu milhares dos chamados "vasos de guerra".

Com o ataque a Pearl Harbor e a entrada dos EUA no conflito no início dos anos 40, sua marinha precisava de meios para desembarcar suas tropas nas praias do Pacifico e da Europa, e por este motivo encomendaram centenas de embarcações chamadas LCT's (Landing Craft Tank) e LST's (Landing Ship Tank). Essas embarcações foram inicialmente desenvolvidas pela Royal Navy, sendo posteriormente fabricadas em larga escala pela US Navy.

Diferença entre o LST e o LCT.
Os LCT's eram embarcações capazes de transportar e desembarcar rapidamente e em qualquer praia até 5 tanques de pequeno porte. Não eram utilizados para navegar grandes distâncias apesar de seu alcance chegar a 700 milhas náuticas. Em suas várias versões, tinha até 36m de comprimento.

Planta básica do LCT.
Já os LST's eram navios maiores desenhados para cruzar os mares com grande quantidade de carga por longas distâncias. Com seus quase 100m de comprimento tinham um alcance de até 9.000 mn e podiam carregar até 18 tanques ou 33 caminhões! Apesar de fortemente armado seu propósito era desembarcar os equipamentos após a poeira da balha baixar.

Diagrama Esquemático de um LST.
O problema foi que após a guerra os EUA não sabia o que fazer com tantas embarcações. Muitas foram deliberadamente afundadas no mar assim como tanques e outros veículos como aconteceu com grande parte desses equipamentos no Pacifico pois era mais barato do que transportar tudo de volta para os Estados Unidos. Outras foram usadas como alvos em exercícios militares a exemplo da frota japonesa em Truk Lagoon. Algumas foram sucateadas e outras tantas foram vendidas para marinhas de diferentes partes do mundo, sendo algumas destas convertidas em cargueiros a serviço de variadas companhias mercantes.

Um LST. Imagem ilustrativa.
E foi este fato que colocou em nossos mares duas embarcações fabricadas durante a Segunda Guerra, ambas nos Estados Unidos, e por enorme coincidência ambas utilizadas para o transporte e desembarque de tropas e que agora jazem naufragadas no litoral leste do Estado, quase anônimas.

Uma delas foi comprada por uma companhia mercante no Rio de Janeiro no início da década de 50. Era um LST que foi reformado e transformado em navio cargueiro batizado "Macau". Seu naufrágio está registrado no livro Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira, na data de 22 de dezembro de 1961, quando pegou fogo e incendiou-se.

Croqui do Naufrágio dos Remédios.
O outro é um LCT cujo o passado ainda é pouco conhecido. Alguns contam que naufragou em 1986, pertencia a Marinha de Guerra Brasileira e que seu nome era Nossa Senhora dos Remédios. Já outros dizem que pertencia a uma companhia mercante e que já fora até utilizada para o abastecimento da ilha de Fernando de Noronha. Seja qual for sua historia, o fato é que a cerca de 7 mn da Praia do Uruaú existe um LCT naufragado a 16m de profundidade cujo o nome ainda pode ser lido em alto relevo no casco: "CYPRESS". Menor e logo abaixo também pode-se ler: "US ARMY", ao contrário de US Navy como muitos poderiam imaginar.

Naufrágios da Costa Leste.
A coincidência: duas embarcações fabricadas pelos EUA, durante a II Guerra, para desembarque de tropas, naufragaram com um intervalo de tempo de 25 anos no litoral leste do Ceará a menos de 13 mn uma da outra!

1 mn = 1,852 km


Vídeos Recomendados
http://www.youtube.com/watch?v=5TJfsp0iWTw - Remédios/Cypress.
http://www.youtube.com/watch?v=K2DOy7pa1xM - Macau





Texto
Marcus Davis

Nenhum comentário:

Postar um comentário