quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Aterrinho da Praia de Iracema: a beleza por baixo d'água!

Quem passa pelo aterrinho da Praia de Iracema muitas vezes subestima a beleza viva que pode ser encontrada lá. Pela manhã encontramos uma bela paisagem de uma parte da orla de Fortaleza, com seus grandes de luxuosos hotéis e condomínios contrastando com o brilho do sol do nosso Ceará refletindo no mar, nos Verdes Mares Cearenses. Ao entardecer ficamos deslumbrados com o por-do-sol à oeste em meio a suas cores dispostas no céu e o brilho crepuscular que toca os espigões e a Ponte Metálica.

Por-do-sol no aterro da praia de Iracema. (Foto por Anderson Arcanjo)
À noite, a feirinha movimenta o local, com produtos de artesanato, pessoas caminhando, andando de patins, bicicleta. Ao fim da noite e começo de manhã o movimento cessa como se todo aquele turbilhão de informações que passam durante todo o dia tivesse simplesmente desaparecido. Bem, isso é um rotina que, embora possa ser narrada na voz de belos poetas cearenses chegando ao ponto de se tornar poesia, pode esconder uma beleza infinita: a beleza apenas vista por aqueles que mergulham.

Peixe Cirurgião (Acanthurus chirurgus) encontrado na Praia de Iracema.
Há muita aversão em se banhar nas águas dos aterros da Praia de Iracema. Mas isso decorre do desconhecimento do real potencial natural que há em torno dos espigões que tangencia os aterros. São comuns mergulhadores que, ao concluir seu curso de Open Water Diver ou em seus primeiros mergulhos aqui na orla de Fortaleza, se surpreendem com o que consegue observar em riqueza de peixes, corais, moluscos, algas, e uma infinidade de belezas vistas. Sabemos que a visibilidade varia bastante entre os espigões pois a água apresenta-se mais parada, mas isso pode ser positivo, pois torna-se recanto calmo para reprodução dessas espécies.

Baiacu-de-espinho (Diodon holacanthus).
A depender do dia do mergulho e das condições da água são comuns observar cardumes de peixes, sendo possível nadar ao lado deles. Lagostas, camarões, peixes; são possíveis de ser avistados em mergulhos no aterro.
Peixe Cirurgião (Acanthurus chirurgus) encontrado na Praia de Iracema.
Vale muito conferir todas essas beleza, apesar do principal problemas possível de ser visto: o lixo que é descartado nas proximidades dos aterros como prova do desconhecimento ou desprezo pelas belezas naturais por eles resguardadas.

Lixo em decomposição em meio à vida subaquática no Aterrinho.
Por isso, é fundamental que nós, mergulhadores, tenhamos o cuidado de informar à sociedade como um todo da importância desse ambiente marinho para a conservação da vida marinha, bem como para a manutenção da prática de mergulho em nossa cidade, seja divulgando informações, fotos, vídeos; ou convidando as pessoas para mergulhar em nossa orla. Recai sobre nós a obrigação de monitorar, fiscalizar e cuidar desse nosso objeto de diversão que tanto é importante para a vida de todo o planeta, o ambiente natural marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário