domingo, 12 de fevereiro de 2017

Uma imagem do navio Eugene V R Thayer: o Petroleiro do Acaraú

Imagem da maquete do Eugene V R Thayer, o Petroleiro do Acaraú. Agradecimento a Claudio Braga. Legenda: "Modelo do Eugene V. R. Thayer, o primeiro da nova série de navios petroleiro da Sinclair Oil que encorpa varias novas melhorias nunca antes empregadas na construção de um navio petroleiro."

O Petroleiro do Acaraú sempre encantou os mergulhadores cearenses. É um mergulho difícil por estar muito distante da costa e pela presença de fortes correntezas. Está naufragado desde 1942 quando foi torpedeado por um submarino italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Tratava-se de um petroleiro movido a vapor de nacionalidade americana chamado Eugene V R Thayer. Hoje é habitado por arraias, barracudas e uma fauna marinha diversificada.
Imagem disponível anteriormente.

Sua história foi contada aqui no blog e no Atlas de Naufrágios do Ceará, publicado em 2015.
Recentemente passamos a organizar expedições para este naufrágio e identificamos a presença de uma espécie invasora de coral: o "coral sol", alvo de artigo científico publicado em parceria com Universidade Federal do Ceará.

As imagens conhecidas desde navio ainda em operação eram de baixíssima qualidade e desejávamos uma imagem mais nítida. Contatei meu tio Claudio Braga que mora nos EUA e é também um curioso sobre assuntos relacionados a Grande Guerra. Ele nos conseguiu uma imagem de uma revista da década de 30 em que aparece uma maquete do Eugene Thayer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário