domingo, 21 de fevereiro de 2010

Navio-Escola Canadense Afunda ao Largo do Rio de Janeiro

O navio veleiro Concórdia, pertencente à “West Island College International” do Canadá, estava realizando a travessia de Recife para Montevidéu, no Uruguai quando naufragou. A partida foi dia 8 de fevereiro e a previsão de chegada era o próximo dia 23. Na tarde de quarta-feira, por volta das 14:15, o veleiro foi atingido por rajadas de vento verticais - normalmente são horizontais - que fizeram o navio inclinar e afundar. Toda a tripulação e passageiros escapou em quatro balsas salva-vidas. 

O Concordia emitiu o sinal de socorro por volta das 17 horas de quarta-feira passada. A Marinha acionou a Força Aérea Brasileira (FAB), que sobrevoou a região do naufrágio. Às 20 horas, a primeira balsa foi localizada. A Marinha, então, entrou em contato com três navios mercantes que estavam na região - Hokuetsu Delight, Cristal Pionner e SE Stao Knutsen -, que resgataram os náufragos.

Um rebocador e duas fragatas da Marinha foram enviados para a região para transportar os tripulantes para o Rio, uma vez que os navios mercantes vão seguir suas rotas. A previsão é de que a primeira fragata alcançasse os navios na madrugada de sábado.

O capitão do navio veleiro canadense Concórdia, William Curry, disse neste sábado, ao chegar à base naval do Rio de Janeiro, que os sobreviventes do naufrágio esperaram 38 horas em alto mar até a chegada do primeiro socorro. 

Dos 64 tripulantes, 16 são professores, cozinheiros e profissionais que manejam e administram o veleiro. Os estudantes têm entre 16 e 19 anos e cursam o décimo ano do ensino médio viajando ao redor do mundo durante dez meses. Todos estão salvos e não correm riscos, mas a Marinha não soube informar se há feridos.


Matriculados no programa Class Afloat (“aula embarcada”), os garotos têm aulas a bordo e também desembarcam em alguns portos por onde passam, a fim de interagir com os habitantes e experimentar trocas culturais. Os alunos são de países como Canadá, Estados Unidos e México. O programa custa entre 28.500 dólares canadenses (R$ 49.166) e 42.500 dólares canadenses (R$ 73.662).

Na manhã de sábado, a Fragata Constituição trouxe 13 dos 64 náufragos do veleiro Concórdia à Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha de Mocanguê, na Baía de Guanabara, próximo à Ponte Rio-Niterói. Os demais tripulantes resgatados estão nos navios mercantes “Hokuetsu Delight” e “Cristal Pionner” e devem chegar na parte da tarde.

No total, cidadãos de dez nacionalidades estavam no veleiro Concórdia: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Polônia, México, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário