segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Barco de Mergulho Naufraga em Recife, PE

(Van Gogh em 2005 quando ainda pertencia a Aquaticos. Foto: Marcus Davis)

Nesta última  sexta-feira uma embarcação utilizada para mergulho recreativo naufragou aproximadamente a 5km da costa em Pernambuco.

A embarcação 'Van Gogh' pertencia a ScubaRec, operadora de mergulho local, mas estava alugada para a Aquaticos, outra operadora local. O staff era composto por três instrutores, um cinegrafista, um fotógrafo, o capitão e o marinheiro e levava um grupo de sete mergulhadores experientes para um dos pontos de mergulho chamado Servemar X, quando provavelmente uma das tábuas sob o banheiro se soltou e o barco começou a "fazer água". 

Os naufragos passaram cerca de duas horas à deriva antes de serem resgatados.

Leia o relato de Gabriel Katter, um dos responsáveis pela Aquaticos sobre o ocorrido:

"O mar estava agitado, mas não apresentava perigo aparente, portanto o barco seguiu viagem. Faltando meia hora para chegar ao nosso destino o mestre da embarcação percebeu que o Van Gogh estava fazendo muita água, provavelmente o barco soltou uma tábua embaixo do banheiro, o volume de água era grande e o staff percebeu que não tinha outra alternativa a não ser abandonar o barco, em menos de 2 minutos o barco estava afundando. O staff providenciou de forma eficiente a remoção de todos os passageiros do barco, todos foram pra água usando coletes, todo mundo ficou unido e calmo enquanto esperava o resgate.

Por sorte ou destino a grande maioria dos nossos clientes eram mergulhadores experientes e se mantiveram extremamente calmos durante todo o processo, inclusive pelo tempo de espera do resgate.Todos se comportaram de forma excepcional durante todo ocorrido como verdadeiros homens ou e mulheres do mar.

Enquanto o staff coordenava o abandono do Van Gogh, o carnaval passava o radio informando o que estava acontecendo com o barco e a posição deles, ate quando ele também teve que abandonar o barco. Uma pessoa que teve uma presença de espírito muito forte foi o cinegrafista sub Lúcio Borges que na hora que estava abandonando o barco teve a preocupação de colocar o seu celular dentro de uma caixa estanque antes de entrar na água.

Quando a embarcação afundou o GPS ficou boiando e foi avistado por um dos clientes, com o auxilio de GPS Lúcio fez contato com os amigos Rafael Monte e Jerry, que conseguiram a lancha "Água viva" para fazer o resgate do pessoal. Enquanto isso eu estava providenciando uma lancha com o auxilio dos amigos Zé 
Mário e o Nelson, conseguimos a lancha da praticagem para ir ao resgate."

Na água o Lúcio passava dicas de sua posição para a tripulação da lancha água viva, a lancha chegou primeiro e me informou já havia resgatado todo mundo. 

O Van Gogh continua desaparecido apesar de busca extensas. 

Quero agradecer a deus por termos conseguidos resgatar todos com segurança e saúde, por ninguém ter se machucado e por ter uma equipe eficiente que conseguiu coordenar essa operação de forma eficiente, aos meus clientes por mostrarem uma calma impressionante e uma afinidade grande com o mar."

Segundo Rafael Torres "Mineiro", um dos instrutores a bordo:

"(...) tinha um amigo nosso que tinha um celular que ele não molhou, então ele continuou funcionando e a gente tentou ligar pra Deus e o mundo, a gente tentou ligar pra todo mundo e em torno de duas horas a primeira embarcação avistou a gente."

Segundo um representante da ScubaRec a embarcação passou por manutenção recente.

Nota do autor:
Setembro é realmente um mês complicado para operações de mergulho. Já mergulhei com a embarcação Van Gogh em 2005 quando ainda pertencia à Aquaticos, lembro que era um barco robusto e estável. Acredito que graças a competência do staff foi fundamental para evitar um acidente de maiores proporções, particularmente a competência de Rafael "Mineiro", instrutor e amigo com quem já trabalhei.


Fontes:
Diarío de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br
Dive-net - http://www.dive-net.com.br
Jornal da Globo - http://g1.globo.com
R7 Vídeos - http://noticias.r7.com
JC Online - http://jc.uol.com.br



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário