quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Mergulho no Sertão do Ceará - Operação Água Boa

(Canoa retirada do fundo do Lago Água Boa em Paramoti, CE)

Uma equipe de mergulhadores do Clube do Mar do Ceará desbravou o sertão cearense para retirar do fundo de um lago uma embarcação afundada!

O Histórico
Durante o carnaval de 2009 a empolgação tomou conta do foliões de Paramoti, CE. E no sítio Água Boa não foi diferente, com um deck as margens do lago de mesmo nome, os convidados que alí comemoravam o feriado resolveram dar um passeio de canoa. Essa embarcação tipo "canoa canadense" tinha cerca de 4m de comprimento, 1m de largura e capacidade para 4 passageiros. 
Pelo menos 8 futuros naufragos embarcaram na canoa que logicamente não aguentou o peso de seus passageiros e foi ao fundo.

Operação Água Boa
Partimos de Fortaleza com a missão de mergulhar para localizar e salvatar essa embarcação naufragada. Seriam 100km adentro do sertão cearense, direção oposta a que costumamos mergulhar. Apesar do lago ser pequeno a visibilidade esperada seria 0,5m ou menos o que triplica o tamanho de qualquer pequena área de busca subaquática. 

Coletamos as informações necessárias para "afinar" nossa área de busca e depois de prepararmos todos os equipamentos fomos para a água. Sinalizamos o centro da área e dele partiríamos para uma busca em "U" visto que uma busca circular seria inviável pela quantidade de galhos e restos de arbustos presentes no fundo do lago.

Após um breve mergulho de reconhecimento atingimos uma profundidade média de 9m, chegando a 14m em alguns locais. Confirmamos a visibilidade que chegava a zero (-1m ?? hehe) em algumas áreas, e a inviabilidade de uma busca circular pois constatamos a presença de muitos galhos e arbustos submersos. Esses obstáculos se mostravam um perigo real, visto que poderiam nos machucar, prender ou danificar nossos equipamentos (furar nossos coletes). Em água salgada a madeira apodreceria e duraria poucos meses, o que não acontece em água doce.

Subimos e acertamos os últimos detalhes.

A Busca
Retornamos determinados a iniciar a busca "em U", e logo após os primeiros minutos de mergulho demos de cara com o que procurávamos. Não acreditávamos que a tínhamos encontrado tão rápido mas quando subimos à superfície, devido a ausência de pontos de amarração na canoa, a corda que havíamos prendido se soltou. Fizemos "marcações de terra" a fim de facilitarmos sua "relocalização" e sinalizamos o novo ponto de busca. Após vários mergulhos ainda não a havíamos localizado. Engraçada a ironia, não tivermos nenhuma dificuldade para encontra-la da primeira vez! Mudamos de estratégia e "muitos galhos depois" encontramos a danada. Amarramos o cabo de sinalização (desta vez bem amarrado) e subimos para comemorar! Traçamos a estratégia para que a canoa pudesse, depois de 1 ano, ver a luz do dia novamente. 

A Recuperação
Decidimos usar de improviso um "balde elevatório" que ajudaria em sua reflutuação, também injetaríamos ar nas extremidades da embarcação a fim de diminuir a força de empuxo. Mergulhamos com visibilidade zero e amarramos nosso dispositivo elevatório a canoa. Com os nossos octopus inflamos o balde e a proa. Lentamente e sem nenhum esforço, a canoa começou a flutuar. Controlamos sua subida esvaziando o balde, inclinando-o para deixar o ar escapar.

Logo estávamos na superfície e a comemoração da equipe de terra foi grande ao ver a cor da canoa novamente. Amarramos a uma árvore na beira do lago até decidirmos como retirá-la da água. A melhor maneira seria reboca-la a uma área menos acidentada e usando nossas nadadeiras como propulsores, a arrastamos na direção acordada! 

Sucesso! Busca e Recuperação bem sucedida no sertão do Ceará!

Participaram da "Operação Água Boa" os seguintes integrantes do Clube do Mar do Ceará:

Mergulhadores
Rennan Almeida - Advanced Diver PADI
Marcus Davis - Instrutor PADI
Equipe de Terra
Karla Prudente - Open Water Diver PADI
Rayana Nascimento - Open Water Diver PADI






Faça um curso Advanced Open Water Diver PADI! Pergunte-me como: mardoceara@gmail.com !

Nenhum comentário:

Postar um comentário