domingo, 17 de abril de 2011

Naufrágio da Praia da Abreulândia

Praia da Abreulândia, Fortaleza, CE. Foto: Luciano Barros 

A praia da Abreulândia é desconhecida de muitos cearenses. Localizada entre a foz do Rio Cocó e do Rio Pacoti possui muitas pedras no encontro com o mar e por isso o banho não é muito agradável, além disso, sua localização remota não a torna muito segura pra visitantes desavisados e por estes motivos é frequentada apenas por moradores locais e alguns poucos visitantes de Fortaleza.


Talvez estas também sejam as razões para esta praia guardar tão bem um de seus mistérios. Ao que tudo indica um naufrágio aconteceu ali, bem próximo a praia rochosa. A cerca de trezentos metros do antigo Clube da Telemar ferros são expostos na maré baixa. O Mergulhador "Mar do Ceará" Luciano Barros que entrevistou alguns pescadores nativos, trata-se de um navio que encalhou carregado possivelmente durante a década de quarenta. O pescador disse ainda que sua carga teria sido completamente saqueada por moradores locais!

Formato semelhante ao de uma âncora
Durante a maré baixa, bem no meio da arrebentação um ferro com formato de âncora aparece. Não sabemos ao certo se é uma âncora de fato, mas provavelmente temos mais um naufrágio completamente desconhecido pelo publico geral.

Consultando publicações da marinha encontramos quatro naufrágios cuja as características dos sinistros se assemelham as encontradas na Abreulândia.
  • Rio Formoso, 1913 - A embarcação a vapor teria encalhado nos arredores de Fortaleza
  • Sobral, 1925 - Encalhou por imperícia do prático
  • São João, 1925 - Cúter brasileiro encalhou por desgoverno
  • Dona Luíza, 1889 - Barcaça encalhou a costa por Oeste de Fortaleza
Sua localização assim como possíveis correntezas dificultam qualquer mergulho no local, mas em breve, com muito cuidado e planejamento traremos novas informação sobre o Naufrágio da Abreulândia!

Fonte
Luciano Barros
Subsídios para História Marítima Brasileira

Fotos 
Luciano Barros  

Um comentário:

  1. Abreulândia nome dado pelo colonizador,no passado os nativos chamavam de "barco velho",e se voltarmos no tempo da História os nossos ancestrais chamavam "Tatí'.



    ResponderExcluir