quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Naufrágio Destruído na Ponte Metálica

Mergulhador entre os cabeços de amarração do Naufrágio da Ponte. Ele foi soterrado.
Os patrimonios culturais e históricos brasileiros não são valorizados como deveriam. São poucos os prédios históricos que sobrevivem ao avanço da modernidade em um lugar onde a memória é breve. Até um castelo o "Castelo do Plácido" que se localizava na atual Praça Luiza Távora tivemos a audácia de destruir.

Localização do Navio da Ponte
E é uma pena que um projeto de resgate de nossa memória tenha esquecido de preservar nossa cultura submersa. Muitos são os naufrágios que jazem em nosso litoral cada um deles como em uma capsula do tempo, guardam fragmentos de nossa história. No entanto, talvez pela dificuldade de acesso ou pela falta de incentivo essas relíquias permanecem no fundo, imperceptíveis e muitas vezes anônimas, desconhecidas do público em geral.

Navio da Ponte em imagem de 1908
A Ponte Metálica, antigo porto de Fortaleza, é bem conhecida pelos moradores da Praia de Iracema. Foi construída no início do século e serviu nossa cidade por quase cinquenta anos. Muitos navios desembarcaram suas mercadorias ali e alguns vieram a naufragar em seus arredores. Com o tempo, esses navios perderam suas identidades restando a nós mergulhadores e estudiosos pesquisar e descobrir sua procedência.

Poucos sabem, mas ao lado deste antigo porto existe um naufrágio, provavelmente do início do século. Um navio de aço com cerca de 50m de comprimento naufragou próximo aos arrecifes localizados ao lado da Ponte Metálica. Apenas mergulhadores tem, ou tinham, a oportunidade de observar e pesquisa-lo de maneira eficiente. O Navio da Ponte foi apresentado ao público em geral em 2006 através de uma crônica publicada no portal Brasil Mergulho e em 2010 no Mar do Ceará.

O projeto de revitalização histórica da Ponte Metálica "Corações & Mentes" esqueceu justamente de sua história marítima que almejava lembrar. Foi construído um quebramar justamente sobre o local em que se encontrava o naufrágio. O Navio da Ponte não existe mais pois foi soterrado por toneladas de pedras. Não é mais possível determinar a importância histórica desse naufrágio ou mesmo que navio era. Devemos lembrar que para a construção de grandes obras é necessário um estudo, inclusive arqueológico do local para ter a certeza de que nada será perdido, como ocorreu com a Ponte de Sabiaguaba que foi embargada justamente por passar sobre um sítio arqueológico.
Localização atual do naufrágio

E por que sítios arqueológicos submersos não são valorizados da mesma forma? Existe claramente uma carência de profissionais na área e incentivo das autoridades e iniciativa privada nesta área que traz pouco retorno financeiro e grande retorno histórico-cultural. 

4 comentários:

  1. Cada vez mais interessante a leitura dos artigos deste blogspot! Valeu Marquinho! Alysson Abrantes.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marcus,como voce bem disse :E é uma pena que um projeto de resgate de nossa memória tenha esquecido de preservar nossa cultura submersa (entre tantos outros patrimônios importantes). Pois bem, voce sabia que bem ali, na areia da P. de Iracema, bem em frente onde era o Restaurante Lido, estão soterradas para sempre as 4 sapatas (4 blocos de concreto) de uma das primeiras antenas dos telégrafos instaladas em 1926 ? isto não faz parte de nossa historia cultural ? Foi a primeira estação de radiotelegráfos de Fortaleza; a segunda antena se encontrava onde era o Bar Tony's, hoje um estacionamento. Elas podem ser vista nas fotos antigas de 1926-1940 como também a casa que serviu como telégrafos, hoje totalmente modificada e modernizada! (arquivo do Nirez) ou em uma super reportagem no blog da Leila Nobre (Fortaleza Nobre) : http://fortalezanobre.blogspot.com/2012/02/primeira-estacao-radiotelegrafica-de.html
    Portanto Marcus infelizmente, ninguém da o real valor dos patrimonios historicos, e assim as histórias ficam perdidas no "fundo do mar" ...para sempre !
    Um abraço e continue, seu blog é maravilhoso e as verdades precisam ser ditas !
    Joanna Dell'Eva, Fortaleza 06-02-2012

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Em Fortaleza o que está visivel já é destruido imagine o que está submerso!!!Eu fico muito triste porque estou sempre acompanhando as postagens do Miguel Nirez,da Fortaleza Nobre, e outros interessados em preservar o patrimonio cultural e historico da cidade,mas realmente não entendo porque o Fortalezense tem pavor a história da sua terra!

    ResponderExcluir