quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Temporada de Mergulho em Fortaleza - Água limpa!

(Tubarão Lixa no Cabeço do Balanço, 18m. Foto: Marcus Davis. Todos os direitos reservados.)


Na manhã terça-feira fizemos uma operação especial com um casal de mineiros em que fizemos o reconhecimento dos pontos de mergulho para nos prepararmos para o início da temporada de mergulho em Fortaleza que vai de fevereiro a julho.

Embarcamos as 8:00 com mar calmo e vento brando com destino ao Naufrágio do Titanzinho onde fizemos um mergulho de aproximadamente 25 minutos de fundo. Constatamos uma visibilidade de 5 m e grande diminuição na vida marinha neste naufrágio: os sargos-de-beiço que sempre ficam nos porões sumiram e apenas alguns robalinhos ainda estão lá. Parace que a boa visibilidade também atrai visitas indesejadas. No entanto cardumes de xilas, galos e parús encantaram o mergulho.

Depois, seguimos com destino ao Parque Marinho da Risca do Meio onde fizemos mais duas imersões de aproximadamente 25 minutos de fundo. O mar estava calmo como uma lagoa, a temperatura da água extremamente agradável e a visibilidade melhor ainda: 15 m!

Muita vida marinha: cirugiões e dentões de bom tamanho, cardumes de parús, xilas, galos e um pequeno lixa em uma das locas. Sem contar com as pequenas lagostinhas que enfeitam o recife.

Nada como um excelente dia de mergulho!

(Peixe-Anjo, Cabeço do Balanço, 18m. Foto: Marcus Davis. Todos os direitos reservados.)

Um comentário:

  1. Que saudade desse mergulho viu!!! =]]
    O melhor da minha vida até o momento!! =]
    Mais uma vez agradeço o Marquinhos pelo passeio maravilhoso!
    Bons mergulhos.
    Fellipe Morais

    ResponderExcluir