terça-feira, 21 de junho de 2011

Por Dentro de um Submarino da II Guerra - USS Bowfin

USS Bowfin (SS-287) - The Pearl harbor Avenger
Vista da torre do submarino
Poucos de nós temos a oportunidade de realizar nossos sonhos de criança. Eu tive essa sorte. Filho de mergulhadores, minha infância girou em torno do mar e do mergulho. Filmes de submarinistas e com eles a II Guerra ilustravam minhas brincadeiras de criança com isso veio a curiosidade de desvendar o mistério do interior de um desses vasos de guerra submersíveis. Foi aos 25 anos de idade que realizei esse sonho ao visitar Pearl Harbor, no Havaí, EUA. Esta base militar localizada nestas ilhas paradisíacas foi palco de umas das mais ofensivas batalhas entre japoneses e americanos onde estes últimos foram massacrados. 

Vítimas do SS 287
No aniversário de hum ano desta batalha, em sete de dezembro de 1942 era lançado em algum lugar do território norte americano o submarino USS Bowfin, batizado de submarino da vingança. Seu palco de guerra seria na ásia para combater justamente os japoneses que destruíram Pearl Harbor em um ataque traiçoeiro. O Bowfin teve grande sucesso. Após nove patrulhas chegou ao final da guerra com uma contagem incrível de 39 navios mercantes japoneses, 01 francês que fazia parte de um comboio japonês, 04 navios militares também japoneses além de muitos outros danificados.

O autor no submarino
Hoje o USS Bowfin ou SS-287 faz parte do complexo histórico de Pearl Harbor e está aberto a visitação. É possível percorrer toda a extensão do submarino, desde a sala de torpedos de vante a até a ré. Está perfeitamente conservado e guarda vários objetos da época. As visitas não são guiadas, mas o visitante recebe um rádio ao pagar a taxa de $10 para entrar no sub que dá explicações (em inglês) sobre o que estiver vendo. É sem dúvida uma viagem no tempo.

Além de visitar o submarino, o ticket também dá direito a entrada no Museu de Submarinos do complexo. Nele estão vários objetos e relíquias da evolução dos subs a artefatos pertencentes a tripulação do Bowfin.

Assista agora o vídeo gravado no interior do submarino! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário