terça-feira, 29 de março de 2016

O que afeta a visibilidade da água?

Mergulhadores no Cabeço do Balanço, no Parque Estadual Marinho, com excelente visibilidade, Fortaleza, CE.

A visibilidade da água é basicamente a distância na qual perdemos de vista uma referência, mas essa definição não é universal, pois infelizmente não existe um padrão para essa medida. Alguns mergulhadores dizem que a visibilidade é avaliada de acordo com que se consegue notar a presença de uma pedra por exemplo, enquanto outros mergulhadores dizem que a visibilidade é dada através da distancia que ainda é possível visualizar detalhes, por exemplo, perceber que uma tartaruga estava sobre a pedra.
Partículas em suspensão e
tonalidade esverdeada,
indicam baixa visibilidade.
Naufrágio BravamarX,
Fortaleza, CE.

Determinados sites divulgam a visibilidade de alguns pontos de mergulho no Brasil e no mundo, mas a maioria tem como base dados de institutos de meteorologia que retiram seus dados de fotos de satélite, usando nenhum tipo de fórmula ou aparelho específico para avaliar a visibilidade da água, sendo infelizmente, de pouca exatidão. 

Geralmente é bem confiável tomar como base o depoimento de outros mergulhadores, pois mesmo com a subjetividade de medição, é a fonte mais precisa. 

A visibilidade da água pode variar de zero a sessenta metros e pode mudar de acordo com a profundidade. Mudanças repentinas de temperatura e visibilidade, podem indicar a chegada de uma corrente. 

Em raras situações e em águas abertas, a visibilidade pode cair em questão de segundos, dificultando a orientação embaixo d'água. 

A principal causa de problemas de visibilidade é a existência de sedimento em suspensão na água e isso pode acontecer em ambientes onde o lodo do fundo é facilmente levantado pelo movimento da água. No caso dos rios com correntes não existe muito o que fazer, mas em águas paradas o principal cuidado ao nadar é evitar que o movimento das nadadeiras levante o lodo do fundo. 
A tonalidade esverdeada que observamos
próximo à costa normalmente indica
baixa visibilidade. Naufrágio Bragança,
Fortim, CE.

Muitas vezes a visibilidade em lagos, açudes ou rios com muito sedimento pode variar entre 5 metros e absolutamente zero, mas existem técnicas que mesmo com uma visibilidade um pouco limitada, você pode conseguir aproveitar o mergulho. 

Em águas com muita suspensão, lanternas são praticamente inúteis, já que acabam ofuscando o mergulhador com a luz refletida nas partículas suspensas. 

Existem alguns fatores principais que afetam a visibilidade

Movimento da água
As ondas, as correntezas ou até mesmo o movimento das pernas de um mergulhador que não controla bem a sua flutuabilidade ou o seu alinhamento do corpo, podem agitar os sedimentos do fundo e assim deixar a água turva e reduzir a visibilidade. Mas ao mesmo tempo, uma correnteza pode movimentar a água de forma a afastar as águas turvas e substitui-las por águas mais límpidas. 
Em açudes, a água esverdeada pode
indicar a presença de plânctons.
Mergulhador junto a um ninho de cupim
em uma árvore submersa no
Açude Castanhão, CE. 

Condições climáticas
As condições e alterações climáticas podem melhorar ou piorar a visibilidade. Ventos fortes podem tanto movimentar a água formando ondas que geram os problemas citados no item anterior, quanto empurrar as águas da superfície fazendo com que águas mais frias e profundas se elevem á superfície para substitui-las, o que aumenta a visibilidade da água (conhecemos esse fenômeno por ressurgência) . Uma chuva pode fazer com que sedimentos em terra firme escorram para dentro da água. 

Plâncton
O plâncton (organismos microscópicos que vivem em suspensão em água doce, salgada e salobra. Com muito pouca ou nenhuma capacidade de locomoção, sendo transportados pelas correntezas) pode se reproduzir rapidamente quando em condições de sol intenso, deixando a água turva ou com determinadas tonalidades. 

Composição do fundo
Partículas leves ou pequenas, como as encontradas em leitos lodosos, podem permanecer suspensas por longos períodos após alguma agitação. 

A cor da água pode afetar a visibilidade ou indicar como a visibilidade está. A água de um rio, de um açude ou do mar, podem apresentar colorações diferentes dependendo de fatores diversos, por exemplo: 
Água azul indica boa visibilidade e
mergulhos agradáveis.
Naufrágio Rosalinda, BA.

Azul
A água tende a absorver mais cores com comprimento de onda maior, como o vermelho e o laranja. Por isso, ao receber a luz do sol, ela reflete mais o azul, que é uma das cores com menor comprimento de onda do espectro de luz visível a nossos olhos. (a cor azul pode ser vista em águas profundas enquanto a cor vermelha, por exemplo, é absorvida nos 4 primeiros metros). 

Verde
O tom esverdeado é na maioria das vezes originário da presença de fitoplâncton, que é basicamente um conjunto de organismos microscópicos aquáticos que têm capacidade de realizar fotossíntese, vivem flutuando na água e que possuem um pigmento verde chamado de clorofila, fornecendo essa tonalidade à água. No mar a água esverdeada pode indicar a presença de areia em suspensão.
A água escura do Açude Castanhão.

Marrom
Essa tonalidade de água é comum em áreas próximas à foz de rios, onde existe uma grande quantidade de sedimentos minerais ricos em ferro, que fornecem essa cor escura. 

Preto
A água com essa cor é comum em mangues, devido à presença de ácido húmico, que é resultado da biodegradação de matéria orgânica (animais e vegetais em decomposição). Mas a água também pode assumir colorações escuras devido ao excesso de sedimentos minerais com a mesma tonalidade. 

No Ceará
Um dos lugares com melhor visibilidade no mundo é o Caribe pois a visibilidade caribenha oscila entre 30 e 40 metros na horizontal, mas no Ceará exitem locais com visibilidade excelente, como o Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, que é formado por belíssimos recifes submersos (com uma riquíssima biodiversidade) e tem uma visibilidade subaquática impressionante, variando de 15 a 30 metros. 

Tonalidade azul escuro é sinônimo de
bons mergulhos. Mergulhadores em
Recife, PE.
Ao observarmos as praias cearenses notamos uma coloração esverdeada na superfície do mar. Os verdes mares bravios do Ceará indicam a presença de partículas em suspensão, algo que não é muito favorável para uma boa visibilidade. Ao nos afastarmos da costa observamos que a água torna-se azul. Às vezes a mudança na tonalidade da água é perfeitamente perceptível: a água verde "encosta" na água azul oceânica a cerca de 5 km da costa. Esse "encosto" é perfeitamente perceptível devido a diferenças de aspectos físicos e químicos da água. Após essa "linha divisória" quanto mais nos afastarmos da costa mais azul escuro revela-se a água do mar normalmente indicando uma boa visibilidade durante o mergulho.

Existem muitos pontos de mergulho de ótima visibilidade no estado do Ceará, como os da tabela abaixo. 


Aproveite as opções de mergulho que o estado do Ceará oferece, seja no mar ou em um rio. Confira os mergulhos que a Mar do Ceará oferece! 


Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário