segunda-feira, 4 de abril de 2016

Mergulho e pressão: como equalizar o ouvido?



Quando mergulhamos somos submetidos a uma pressão maior da qual o nosso corpo funciona naturalmente. Essa pressão é sentida principalmente nas vias aéreas do corpo. Aquela dor que sentimos ao mergulhar mais fundo ou quando viajamos de avião: isso é o nosso corpo respondendo à pressão.

O corpo humano é, em sua maior parte, composto de água porém existem áreas que possuem ar  ou outros gases como os ouvidos, os seios faciais (espaços dos nossos ossos e crânio preenchidos por ar e que se interligam a cavidade nasal),  pulmões, o estômago e o intestino, e quando usamos equipamentos de mergulho a máscara mantém um espaço aéreo junto a face que compreende o olhos e nariz. Essas áreas com ar são as que mais sentem a pressão exercida no nosso corpo quando mergulhamos. 

O ouvido e o sistema de equilíbrio necessitam ser preparados para receber essa pressão, seja em mergulhos de pouca profundidade até mergulhos com teto, como naufrágios e cavernas. Para regular essa pressão no corpo quando mergulhamos devemos utilizar algumas manobras para equalizar corretamente esses espaços aéreos. A omissão ou a incorreta realização desse procedimento pode levar o mergulhador a sofrer um barotrauma, uma lesão causada pela pressão. No ouvido essa lesão pode ser séria e causar a ruptura do tímpano, nos seios faciais pode causar dores muito fortes na face do rosto, até mesmo hemorragias em casos mais graves. A máscara também deve ser equalizada, e a sua não regulação também pode causar um barotrauma facial.


O primeiro passo para mergulhar é fazer um curso de mergulho para aprender as técnicas básicas corretamente sob a supervisão de um instrutor. Durante a descida melhor método pode variar para cada pessoa. Ao submergir devemos realizar os procedimentos para a regulação dessa pressão a cada metro (ou menos) de profundidade antes mesmo de sentir qualquer desconforto nos ouvidos, nos seios faciais e na máscara.

Algumas formas eficazes de se obter a equalização são:

  • Pinçar as narinas entre os dedos e soprando suavemente contra ele. Este procedimento vai enviar ar para dentro das suas vias aéreas e seios faciais. 
  • Movimentar a mandíbula de uma lado para o outro e engolir saliva. 
  • Fingir um bocejo, mexendo a mandíbula para frente e para baixo. Essa técnica é um pouco mais avançada porque o mergulhador está com o regulador na boca. 
  • Para a máscara, que também deve ser equalizada, a ação de soprar um pouco de ar pelo nariz, assim a máscara será regulada. Mas cuidado para não retirar a máscara. 
  • Desça com os pés para baixo, isso facilita a equalização correta. 
  • Esteja sempre atento se o seu dupla está conseguindo equalizar corretamente, com sinalizações próprias para isso. 


Atenção: nunca force a equalização, se estiver tendo dificuldade para realizar a equalização sinalize para o seu dupla e suba alguns metros, espere alguns minutos e tente novamente.

A equalização para ser bem sucedida não se deve estar com as vias aéreas obstruídas, como gripado, resfriado, com sinusite ou crises alérgicas. Não é recomendado mergulhar com nenhum desses sintomas, ou ter tomado um descongestionante ou remédio que mude esses sintomas, pois quando submerso o seu metabolismo é diferente, assim podendo passar o efeito desse analgésico e o mergulhador não poder equalizar de forma adequada, podendo adquirir alguma lesão.

E durante a subida também preciso equalizar?
Ao emergir normalmente nosso organismo se ajusta naturalmente à pressão. No entanto, se tiver com algum dos sintomas mencionados acima, seu corpo pode ter dificuldade de equalizar naturalmente durante a subida. Isto é chamado bloqueio reverso. Caso isto aconteça o mergulhador não deve deve continuar a subida forçando a equalização desses espaços obstruídos. Ao contrário, ele deve descer alguns metros para aliviar a pressão para só então tentar subir novamente e repetir esse procedimento quantas vezes for necessário.

É aconselhado que antes de mergulhar se tenha dormido oito horas de sono, evitar bebidas alcoólicas na noite anterior e no dia do mergulho, alimentação de coisas leves, pequenas atitudes vão ajudar o corpo na hora de regular a pressão exercida.

A equalização é algo simples a ser executado, porém necessita de atenção, domínio das técnicas e paciência para realizá-la. É muito importante para a saúde do mergulhador aprender e executar corretamente esse procedimento. Entrar na água, mergulhar e sair com saúde é extremamente prazeroso, seguindo esses protocolos básicos o mergulhador pode aproveitar de todas as formas o que o mar tem pra oferecer.

Fique atento ao realizar as manobras de equalização e qualquer dúvida pergunte ao seu instrutor ou à sua escola de mergulho.


Referências:
Manual Open Water Diver PADI

Nenhum comentário:

Postar um comentário