terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O Afundamento do Petroleiro do Acaraú - o Eugene V. R. Thayer

A proa do Eugene V. R. Thayer aponta para a superfície.

Maquete do navio em revista
na década de 30.
Nome: Eugene V. R. Thayer
Posição: 30 milhas de Itarema, CE
Capitão: Bodvar F. Svenson
Fabricado: 1920
Tipo: Petroleiro
Carga: Água de Lastro (o navio não estava carregado)
Propulsão: Vapor
Dimensões: 135,6m x 18m x 10m
Data do Ataque/Afundamento: 09/04/1942 e 11/04/1942
Observações: navegava à 12 kt quando atacado

O Eugene V. R. Thayer foi atacado pelo submarino Italiano Pietro Calvi (Olivieri) enquanto navegava de Buenos Aires, Argentina, para Caripito, Venezuela.

A cana do leme na popa destruída
do navio.
Enquanto o Thayer navegava sem manobras evasivas e com todas as luzes acesas, o submarino se aproximou por boreste, em paralelo ao petroleiro e segundo alguns relatos, disparou um torpedo que atingiu o navio. Uma explosão aconteceu logo em seguida iniciando uma perseguição.
O navio tentou manter o submarino à ré enquanto este salpicava o navio com suas armas de convés e metralhadoras. O rádio operador do Thayer mandou vários sinais de SOS enquanto o submarino atirava contra o navio.
Sem o conhecimento do capitão, no ápice do ataque, dez membros da tripulação entraram em pânico e tentaram lançar um barco salva vidas sem ordens. Estilhaços devem ter atingido e matado um ou dois desses homens enquanto preparavam o bote para evacuar o navio. Quando eles lançaram o bote o petroleiro ainda estava navegando em velocidade máxima e o barco salva vidas afundou ao bater na água. Todos os homens desse bote se afogaram.
Os pistões que moviam o petroleiro.
O capitão ordenou o abandono do navio às 22:45h depois que os esforços de despistar o submarino falharam. Os tripulantes remanescentes, oito oficiais e dezenove marinheiros abandonaram o navio em dois barcos salva vidas. O Calvi atirou cerca de trinta rodadas antes da tripulação abandonar o petroleiro, e o navio pegou fogo cerca de dezenove minutos após o início do ataque.
Ao meio dia da manhã seguinte dois avião localizaram um dos barcos com treze sobreviventes. Um pousou e os levou para Natal, RN. Trinta e seis horas após o ataque os outros treze sobreviventes chegaram à costa, sete milhas ao  norte de Aracati, CE [sic*]. O Eugene V. R. Thayer naufragou dois dias depois. Um oficial e dez homens morreram no ataque.
* É impossível que tenham chegado a Aracati. O afundamento se deu no litoral oeste e Aracati está no litoral leste, na direção contraria às correntezas predominantes.

Tradução Livre
Marcus Davis

Fonte
United States Merchant Marine Casualites of World War II, por Robert M. Browning Jr.

Um guincho de âncora totalmente coberto por corais no convés da proa. Esta é a área do navio que está melhor preservada.

Possui três caldeiras.

Escotilha de acesso aos compartimentos de carga.

Algumas partes estão bem destruídas

Confirmação da identidade do naufrágio.

Mergulhadores junto ao costado.

Há fortes correntezas no local.

Veja também
O Ceará e a II Guerra Mundial: O Afundamento do "SS Eugene V R Thayer" e o "Petroleiro do Acaraú" - Mais um navio identificado no Ceará?
Uma imagem do navio Eugene V R Thayer: o Petroleiro do Acaraú


Nenhum comentário:

Postar um comentário