terça-feira, 13 de julho de 2010

Vasa - Intacto após 333 anos no fundo do mar

(Museu do Vasa, Estocolmo, Suécia.)

Por Augusto Cesar

Vasamuseet é o local onde se encontra o navio mais caro e adornado da marinha de guerra sueca, o Vasa foi perdido no mar báltico em 1628, em sua primeira viagem. 

Era um dia de domingo quando o navio partiu, de repente adernou e afundou, permanecendo em pé próximo ao local que estava ancorado até ser encontrado em 1956 e retirado do fundo mar em 1959, 333 anos depois. Era uma embarcação de medidas grandiosas feito para dominar os mares, tinha 64 canhões, mastros de 50 metros de altura, comprimento de 69 metros e largura de 47,5, superfície de vela de 1275 m2, tripulação de 145 homens e 300 soldados, centenas de esculturas douradas e pintadas, que devido às condições de temperatura do mar Báltico, puderam ser recuperadas em 95% de sua construção original, com 13.500 de madeira de diversos tamanhos, 500 esculturas de figuras, 200 ornamentos e 12.000 objetos de menor tamanho de madeira, têxteis, couro e metais. Esse estado de conservação foi devido ao frio, que impede a existência do molusco bivalve (teredo navalis) que come a madeira, por isso os barcos afundados nesta região podem permanecer por séculos intactos.


Durante a segunda década do século XVII a Suécia perdeu 15 navios de guerra, sendo que somente 2 deles em combate, o resto devido as suas limitadas características de navegação. O que posteriormente se comprovou como a causa do naufrágio, pois devido ao pouco conhecimento sobre engenharia naval, o navio foi construído com falhas de projeto e com pouca estabilidade foi adernado pelo vento e foi ao fundo.

O museu se localiza no coração de Estocolmo capital de Suécia, com um pé direito enorme para comportar a embarcação restaurada em seu tamanho original, por onde já passaram mais de 20 milhões de visitantes há um custo médio de 12,50 euros. Pode se imaginar o retorno financeiro e culturaldesse equipamento para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário