sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Emergências no Mergulho: como proceder?

Imagem Ilustrativa. Foto: Marcus Davis

Todas as atividades praticadas em condições extremas apresentam algum risco. No  mergulho autônomo não é diferente, emergências poderão surgir, a questão é se voce vai estar preparado ou não. Desenvolver seus conhecimentos e praticar (mergulhar muuuuuito!) trarão mais segurança evitando o risco de estresse e aumentando sua capacidade de reação quando enfrentar um problema. Ter algum tipo de treinamento em primeiros socorros é fundamental e um curso de Mergulhador de Resgate PADI também pode ser uma boa opção. Estar bem equipado também faz a diferença assim como estar bem preparado fisicamente.

Mas quando o problema surgir um bom Plano de Emergência previamente formulado pode aumentar as chances do mergulhador acidentado de recuperar-se sem seqüelas. 

Veja abaixo que passos seguir no caso de enfrentar uma emergência de mergulho (doença descompressiva, híperexpansão pulmonar, etc).


- Em primeiro lugar mantenha-se informado sobre como proceder e tenha práticas de mergulho seguro. Visite o site da DAN Brasil (http://www.danbrasil.com.br) e fique a par dos procedimentos e equipamentos de emergência.

- Por telefone: Ligar para 0800-684-9111 (Hot-line DAN) e solicitar atendente que fale português OU ligar para os EUA no número 00-XX-1-919-684-9111 (Hot-line da DAN EUA) e solicitar atendente que fale português.

- Por rádio: Colocar no canal 16, pedir ligação para 0800-684-9111 (Hot-line DAN Brasil) quando atendido solicite atendente que fale português OU solicite ligação a cobrar para os EUA no número 1-919-684-9111 (Hot Line da DAN EUA) e solicitar atendente que fale português.

- Anotar e passar os dados do mergulho e do mergulhador (com o máximo de detalhes possível) e solicitar informações sobre como proceder.

- Se o mergulhador estiver consciente mantê-lo deitado de costas. Se estiver inconsciente colocar o mergulhador na posição de recuperação.

- O mergulhador acidentado deve respirar Oxigênio puro (100%) todo o tempo.

- Em suspeita de doença descompressiva o acidentado pode ingerir líquidos não-alcoólicos.

- O acidentado deve ser encaminhado para o hospital mais próximo para ser estabilizado. Se o mesmo tiver seguro da DAN, a mesma deve ser contatada (se ainda não tiver sido) para cobrir a remoção e o tratamento em Câmara Hiperbárica, bem como orientar o tratamento do acidentado. Para isso deve ser passado o perfil do mergulho. Se o acidentado não possuir seguro, ainda sim se deve pôr o médico do hospital em contato por telefone com a DAN Brasil.

- Se necessitar de ajuda para remover o paciente ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS).

- Evacuação aeromédica somente em baixa altitude (máximo 1000 pés).

- Se ainda não tiver feito, entre em contato com a Câmara Hiperbárica mais próxima (no endereço) e informe que está com um mergulhador acidentado e passe os dados do mergulho e do mergulhador abaixo:

Clínica São Bento
Rua Paula Ney, No170, Aldeota.
(85) 32240892 / (85) 32683562

Nenhum comentário:

Postar um comentário