terça-feira, 5 de abril de 2011

Expedição ao Litoral Oeste

Um gordo beijupirá! Cabeço do Manuel Salvador, Paracuru, CE
Martorano fazendo graça
com a esponjinha
Aqueles que se limitam a mergulhar apenas nas capitais deixam de visitar os melhores pontos de mergulho. Isto se aplica claramente ao Ceará visto que o Estado possui 573 quilômetros de extensão e Fortaleza apenas 34 km. Ao longo do litoral estão espalhados dezenas de recifes e naufrágios excelentes para a prática de mergulho autônomo. Aproveitando a temporada de mergulho que vai de março a julho, equipes do Mar do Ceará estão visitando e catalogando pontos de mergulho em todo estado.

A última expedição foi organizada pelo Bricks que selecionou três pontos de mergulho do litoral oeste: Cabeço do Manuel Salvador, os Conteiners e o Vapor do Paracuru. Foi selecionada uma equipe de mergulhadores avançados a fim de avaliar as condições dos pontos.
Lídias nos canyons e coráis

Cabeço do Manuel Salvador
Eu havia visitado este recife a 13 anos atrás e lembrava de grandes esponjas e tubarões-lixa além da profundidade de 40m. Ao chegarmos demoramos um pouco para localizar o ponto e só então desceu a primeira dupla de mergulhadores para avaliar o local. Como estavam demorando bastante fui de encontro a eles descendo pela linha de sinalizador do Rodrigo. Os dois mergulhadores estavam eufóricos com a riqueza do lugar e sinalizaram para descermos. No fundo uma imensa e extensa formação coralínea se projetava mais de 5 metros do fundo formando diversos túneis, canyons e cavernas com entradas a 32m de profundidade. Esponjas com mais de hum metro de altura, corais grandes e saudáveis, ciliaris, beijupirás, frades, e muitos outros peixes engrandeciam a a fauna marinha local. Também observei dois exemplares do Gramma brasiliensis, espécíe muito cobiçada no mercado de peixes-ornamentais e talvez por este motivo está na lista de espécies ameaçadas. As formações por si só já eram encantadoras e valiam o mergulho. No entanto não vi tubarões nem as arraias que me recordava. Após muitos minutos de fundo e algum tempo de descompressão seguimos para o próximo ponto.
Brick se enfiando nos buracos!

Conteiners do Paracuru
O segundo ponto eram conteiners afundados pela Petrobrás para criação de recifes artificiais na década de 80. A primeira dupla caiu na água para localizar o ponto. Luciano e Rennan logo retornaram comemorando. Haviam localizado os conteiners e informavam que havia um cardume de xilas no entorno. Descemos e contatamos que haviam vários dispostos de forma irregular no fundo. O que mais se destacava era o que parecia ser um grande conteiner redondo que possui cerca de 3m de altura. Nenhum outro estava inteiro ou bem conservado. Em algumas chapas soltas pudemos observar azulejos fixados, o motivo segundo Bricks eram que esses conteiners foram usados como alojamento para funcionários da Petrobrás antes de serem descartados. A profundidade era de 27m e observamos arraias, uma grande moréia verde e diversas outras espécies.
Cnidários povoam os conteiners

Vapor do Paracuru
Há muito se fala de um naufrágio ocorrido neste litoral e minha curiosidade era grande. Na verdade era o ponto de toda a expedição que mais despertava meu interesse. No entanto chegamos tarde ao local e apenas uma dupla desceu para investigar o local. Descemos a areia a 18m de profundidade e assim que chegamos um cardume de guarajubas nos cercou indicando que o naufrágio estava perto. Iniciamos uma busca circular mas o tempo era curto e abortamos o mergulho visto que já se passava das 16:30.

Dos pontos investigados todos os que mergulhamos de fato apresentavam excelentes condições de mergulho para mergulhadores avançados devido a sua profundidade evidenciando o potencial subaquático do nosso litoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário