sábado, 9 de março de 2013

Mergulhos no Açude Castanhão: Perguntas e Respostas

Alunos-mergulhadores satisfeitos após conclusão do seu curso avançado no açude!

A visibilidade no açude é boa?
Sim, considerando que são mergulhos em água doce uma visibilidade média de 6m é boa. Nos primeiros 10 metros temos a luz do sol, mas o excesso de matéria orgânica limita a visibilidade a uns 4m. Após esta profundidade a água fica mais limpa, sem excesso de micro-organismos mas temos uma certa ausência de luz natural e uma tonalidade esverdeada predominante. Por este motivo o uso de lanternas é altamente recomendado. 

Qual a profundidade dos mergulhos?
É possível fazermos mergulhos bem rasos e bem fundos, mas a média dos melhores pontos (as casas) é 15m. Lembrando que não temos variação de maré, mas na época das chuvas o açude enche e essa média deve aumentar.

Qual a temperatura da água?
A temperatura da água fica em torno dos 29 graus na superfície (bem quente) e diminui cerca de hum grau a cada dez metros.

Nós vamos mergulhar na cidade submersa, a velha Jaguaribara?
Não. A maioria das casa da velha Jaguaribara foram demolidas. As construções em lugarejos distantes são as que foram ignoradas e deixadas a mercê das águas e do tempo. Nós estamos mapeando fazendas, casas pequenas e grandes isoladas de grandes centros urbanos.

As casas estão inteiras?
Algumas estão bem preservadas, outras não resistiram ao avanço das águas e ruíram. Já outras foram desmontadas e seu material de alvenaria cuidadosamente arrumado. Os vestígios humanos são presentes em ferramentas, utensílios domésticos, instalações elétricas, fogões, cercas e estruturas das casas propriamente ditas. Um fato curioso é que ao que parece as estruturas de sustentação das caixas d'água eram as mais fortes, pois em algumas construções foi a única coisa que restou de pé.

Os mergulhos são embarcados ou de praia?
Faremos mergulhos a partir da "praia" e embarcados. Mas a maioria são embarcados.

Faremos mergulho noturno nas trips?
Estamos discutindo a possibilidade. Neste caso os alunos/mergulhadores devem ser certificados avançado e devem providenciar suas próprias lanternas (02 por mergulhador).  

E a vida aquática?
A vida aquática é tímida mas podem ser avistadas agregações de tucunarés com até 10 indivíduos, pequenos pintados, camarões e lesmas bem como uma flora completamente diferente e diversificada. Dizem que existem tambaquís e pirarucus, mas ainda não os vimos.


Quais as vantagens de mergulhar no Castanhão?
Muitas. Por não estar mareado voce está apto a realizar exercícios, planejar seu mergulho, montar seu próprio equipamento de forma clara e consciente. Os pontos deste "parque de diversões" que é o Castanhão, são praticamente intocados desde 2003 quando o açude encheu. Alguns dos pontos são completamente virgens, ou seja: nunca antes mergulhados. Outro fato interessante é que a madeira resiste muito mais tempo em água doce do que no mar o que resulta num surreal mergulho pela caatinga cearense.

Voce experimentará mergulhar em água doce, usar menos lastro e fazer tempos de fundo mais longos, sem correnteza e o receio de ser levado para longe do barco!

Posso levar minha família?
Claro! Teremos um dia para fazermos "Experiência de Mergulho" em quem quiser conhecer o mundo sub!
Fotos:
Ivonilson Gois e Marcus Davis

3 comentários:

  1. Posso garantir que a vida aquática do Castanhão é muito rica e diversificada.Lá encontramos espécies como tucunarés,pescadas,trairões,piaus,carpas,piranhas,pirambebas,tilápias,curimatans,pitus,camarões,tambaquis(com mas de 25kg),pirarucus(já foram pescados exemplares com mais de 90 kg)e algumas espécies de bagres.Há quatro anos mergulho no Castanhão e os nativos que realmente conhecem o açude podem confirmar o que digo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente já moro aqui no Rio a mais de 30 anos e não cheguei a conhecer, mas meu sonho é conhecer essa obra de arte que é o Castanhão.
    A parte de mergulho eu deixo com vcs mesmo! rsrs

    ResponderExcluir