quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fotosub: Dicas para Melhorar suas Imagens!


Há pouco tempo, fotografia subaquática era basicamente submergir com 36 chances de se fazer um bom clique. Era provável se ter boas imagens serem perdidas. Quem queria um equipamento melhor sofria com o alto custo. Então, para nossa alegria, com a chegada da fotografia digital uma câmera portátil pode ser utilizada no mergulho. 

Atualmente você tem cliques ilimitados, possibilitados por enorme variedade de modelos de câmeras compactas e caixas estanques com diferentes faixas de preço. Qualquer saída de mergulho parece uma excursão de turismo: todos com uma câmera na mão. Pode-se falar em uma superpopulação de fotógrafos.

Entretanto, sabe-se que fotografia debaixo d’água tem características diferentes daquela da superfície. Muitos mergulhadores erram ao ignorar as particularidades do meio aquático. Assim são comuns as primeiras tentativas não terem bons resultados. O ideal seria buscar um curso de foto sub que te dará os conhecimentos necessários para se tornar um bom fotógrafo para o meio.

Pra quem está começando ou gostaria de iniciar, aqui vão umas dicas. Antes, é bom lembrar que elas jamais substituirão um instrutor, porém podem garantir boas experiências na sua próxima saída de mergulho.

Estude
A fotografia sub se renova constantemente. Leia material especializado e dedique-se. Foto sub exige muito aprendizado. Na internet você encontra conhecimento, às vezes, até gratuito para se aperfeiçoar.

Escolha sua câmera
Em um "mar" de opções busque uma câmera adequada às suas necessidades. Analise seu perfil de mergulhador e seus objetivos; procure orientações técnicas sobre o equipamento.

Escolha seus acessórios
Além da câmera, é importante saber escolher seus acessórios. É necessário pensar naqueles que são realmente úteis, quais te ajudarão a fotografar melhor. Nem sempre o mais caro é o que você precisa e nem garante que irá cumprir o objetivo. 


Conheça seu equipamento
Se você não sabe usar bem o equipamento no seco, submerso também não vai saber usar. Respeite sua capacidade. Estude os manuais.

Aprenda a usar o flash
O flash é fundamental na foto sub, pois dentro d’água fotos com cores vivas exigem luz artificial. O uso e o posicionamento do flash exigem teoria e prática aperfeiçoadas. A função macro funciona bem com o flash. Já para cardumes ou amplitude desligue-o, ele não servirá e você perderá a amplitude da foto.

Aprenda sobre a luz
Saber sobre o comportamento da luz é muito importante para o fotógrafo. Na água a luz é absorvida mais intensamente, à medida que aumenta a profundidade; quanto mais fundo, mais próximo deve ser fotografada a imagem, assim evitará a perda da luz.

Estude as técnicas
Veja fotos da vida marinha e seus segredos. Para dar movimento a um peixe, clique-o entrando na imagem. Fotografe debaixo para cima; é o melhor ângulo dos peixes. Com o estudo você aprenderá muitas outras.

Tenha paciência e respeite os modelos
Os peixes não estão esperando para ser fotografados. Existem técnicas apropriadas para aproximação da fauna marinha. Evite demonstrar interesse e não nade para cima e nem atrás deles. Esse comportamento pode assustá-los. Tenha paciência e espere o momento certo. Respeite o ambiente; não toque em corais e esponjas. 

Seja um bom mergulhador
Para ser um bom fotógrafo sub é necessário ser também um bom mergulhador. Tenha suas habilidades básicas aperfeiçoadas. Preocupe-se em ter uma boa flutuabilidade, assim terá uma boa captação de imagem. Aprenda a bater as nadadeiras sem levantar partículas. Respiração, flutuabilidade, tudo isso influencia no resultado final. Pratique para melhorar. A qualidade de suas fotos é proporcional às suas aptidões de mergulhador.

Critique-se e seja aberto a críticas
Suas fotos podem ser maravilhosas, mas, talvez, apenas para você. Seja autocrítico, reveja suas fotos com cuidado e aprenda com seus erros. Mostre suas fotos, peça opiniões e aceite críticas.

Troque experiências
Converse com seus amigos sobre fotografia e equipamentos e troque ideias. Sempre alguém pode lhe acrescentar algo.

Para finalizar
Lembro mais uma vez, em nenhum momento essas dicas substituem um instrutor de fotografia subaquática. Elas também não diminuirão a necessidade de esforço e estudo, pois mesmo que você tenha o melhor instrutor e o melhor equipamento, sem dedicação os resultados não virão.

Fontes:
Revista Mergulho - Ano XI - Nº130
http://www.padi.com/padi/pg/kd/digitalunderwaterphotographer.aspx
http://www.imagemsub.com.br/
Imagens:
http://tecnologia.hsw.uol.com.br/
                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário